X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

VALE TUDO PELA CURA?” PRINCIPIALISMO E BIOETICA PALIATIVISTA: UMA REVISAO DE ESCOPO

Introdução

A expressão “fazer tudo” destaca o conflito entre quantidade e qualidade de vida em decisões médicas, sugerindo intervenções que podem criar a falsa impressão de serem sempre eficazes (YIM et al., 2022). Desafios como reter ou retirar tratamentos e o planejamento avançado de cuidados geram dilemas éticos (XIA et al., 2023). Em contraste, Cuidados Paliativos buscam respeitar a autonomia do paciente, aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida.

Objetivo e Método

O presente estudo busca avaliar o cenário dos atuais dilemas bioéticos em CP e analisar se “vale tudo pela cura?”. Trata-se de revisão integrativa, que utilizou a estratégia PICO para definir a questão-guia. Pesquisou-se nas bases PubMed e BVS com termos associados, filtrando por artigos gratuitos e dos últimos 5 anos. Dos 145 artigos identificados, 87 foram triados e 11 lidos na íntegra, resultando em 8 incluídos na análise final, abordando questões éticas nos cuidados paliativos.

Resultados

Os resultados indicam que a definição de Cuidados Paliativos varia entre contextos e ao longo do tempo. Um estudo mostrou que os respondentes priorizaram o controle da dor em vez de tempo adicional de sobrevivência. Outro apontou que a extensão da vida é frequentemente priorizada de sobre a qualidade por profissionais da saúde, levando a tratamentos não benéficos no fim da vida. Além disso, pacientes são menos propensos a retirar o suporte de vida quando comparam isso a “fazer tudo”, temendo cuidados inferiores.

Conclusão/Considerações finais

Os Cuidados Paliativos buscam expandir o principialismo bioético, priorizando o bem-estar do paciente e questionando a abordagem de "vale tudo pela cura". A chave para cuidados de qualidade no fim da vida é compreender o que é mais importante para pacientes e familiares. Assim, é essencial que os profissionais de saúde estejam cientes e apliquem princípios éticos reconhecidos internacionalmente ao fornecer cuidados de fim de vida.

Referências

XIA, Qing; KULARATNA, Mineth; VIRDAUN, Claudia. Preferências para cuidados paliativos e de fim de vida: uma revisão sistemática de experimentos de escolha discreta. Value in Health, v. 26, n. 12, p. 1795-1809, dez. 2023.
YIM, H.; HASHMI, S.; DEWAR, B. “Tudo foi tentado e seu coração não pode se recuperar…”: Uma revisão descritiva de “Faça tudo!” nos arquivos da Junta de Consentimento e Capacidade de Ontário. BMC Medical Ethics, v. 23, n. 1, p. 66, 2022.

Palavras Chave

bioética; Principialismo; Cuidados Paliativos

Área

Outras áreas

Autores

MALLU SILVESTRE MACIEL DAS NEVES CARVALHO, OLÍMPIO DUARTE SILVA MAGALHÃES, PRISCYLLA FLOR BARBALHO, LORENA HOLANDA DE ARAUJO SOUSA, MARIA CLARA DE MEDEIROS DIAS, MILTON RANGEL DA SILVA NETO