X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

CARTILHA: GUIA DE ORIENTAÇOES PARA PROFISSIONAIS DA SAUDE - CUIDADOS PALIATIVOS E COMUNICAÇAO DE MAS NOTICIAS

Introdução

Na saúde, a comunicação clara e eficiente é essencial para construir uma relação terapêutica baseada na ética, confiança e integralidade do cuidado (Alves et al., 2019). Esta cartilha foi criada para fornecer orientações práticas sobre como comunicar más notícias em cuidados paliativos, informando profissionais de saúde, pacientes e familiares. Sua relevância está na crescente conscientização sobre os impactos emocionais e terapêuticos dos diferentes modos de comunicação (Gibello; Parsons; Citero, 2020; Machado et al., 2019).

Objetivo e Método

O objetivo desta cartilha é educar e conscientizar sobre os elementos essenciais para uma comunicação eficaz e sensível. Destinada principalmente a profissionais de saúde que frequentemente transmitem más notícias, ela serve como uma fonte de consulta prática. O conteúdo aborda conceitos gerais dos cuidados paliativos, estratégias para comunicar más notícias, os desafios desse processo, os protocolos mais utilizados e a importância do treinamento em comunicação na área da saúde. Este estudo seguiu uma metodologia descritiva-explicativa para o desenvolvimento de uma cartilha como tecnologia leve em saúde. O processo foi dividido em quatro etapas: a) revisão de literatura, vídeos e pesquisas sobre comunicação em saúde em cuidados paliativos; b) elaboração do texto-base, com tópicos essenciais para atingir os objetivos; c) criação de um modelo com ilustrações, linguagem acessível e layout atrativo, utilizando a plataforma Canva; d) revisão final da cartilha, com orientações específicas.

Resultados

O trabalho resultou em uma cartilha informativa de 20 páginas, disponível online em formato PDF. A cartilha foi organizada em oito seções: 1) autoria; 2) apresentação; 3) definição de cuidados paliativos; 4) o que é uma má notícia; 5) desafios de comunicar más notícias; 6) estratégias para comunicar más notícias; 7) protocolos mais utilizados; e 8) a importância do treinamento em comunicação na saúde, apresentadas de maneira clara e objetiva.

Conclusão/Considerações finais

Desse modo, conclui-se que a cartilha pode ser um valioso recurso educativo, promovendo a disseminação de conhecimentos sobre comunicação em saúde no contexto dos cuidados paliativos. Ela fortalece práticas humanizadas, oferecendo suporte técnico e emocional a profissionais, pacientes e familiares. Sua implementação e distribuição podem melhorar a qualidade dos cuidados, beneficiando o atendimento e o bem-estar dos atores envolvidos.

Referências

Alves, A. M. P., et al. (2019). Communication in palliative care: A bibliometric study. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, 11(esp), 524-532. https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i2.524-532. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6866. Acesso em: 30 maio 2024.
Gibello, J., Parsons, H. A., & Citero, V. A. (2020). Importância da comunicação de más notícias no centro de terapia intensiva. Revista SBPH, 23(1), 16-25. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582020000100003. Acesso em: 30 maio 2024.

Machado, J. C., et al. (2019). O fenômeno da conspiração do silêncio em pacientes em cuidados paliativos: uma revisão integrativa. Enfermería Actual en Costa Rica, 36, 95-107. https://doi.org/10.15517/revenf.v0i36.34235. Disponível em: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/enfermeria/article/view/34235. Acesso em: 30 maio 2024.

Área

Outras áreas

Autores

BRUNA RAFAELE RODRIGUES CAMPOS, FERNANDA GOMES LOPES, LETÍCIA LIMA CAVALCANTE