Dados do Trabalho
Título
RELATO DE CASO: DESOSPITALIZAÇAO NO CUIDADO PALIATIVO POSSIBILITANDO QUALIDADE DE VIDA E DIGNIDADE NA FINITUDE
Apresentação do caso
Paciente, sexo masculino, 86 anos, previamente hipertenso, dislipidêmico e recente evento isquêmico encefálico. Evoluiu com múltiplos quadros de pneumonia broncoaspirativa. Durante internamento necessitou de doze esquemas de antibioticoterapia de amplo espectro. Paciente apesar da disartria expressava desejo de retornar ao seu lar. Após reuniões familiares foi iniciado processo de desospitalização, com treinamento dos familiares pela equipe multidisciplinar. Após 207 dias de internamento, recebeu alta para continuidade dos cuidados em domicílio. Permaneceu fora do ambiente hospitalar por 03 meses, conseguindo ter bom controle de sintomas e qualidade de vida. Retornou ao hospital para tratar pneumonia broncoaspirativa, com internamento mais breve, cerca de 20 dias. Faleceu após 30 dias da alta.
Discussão
A trajetória das doenças crônicas neurodegenerativas é bem descrita e marcada pelo prejuízo funcional progressivo. Ao passo que a doença avança, as medidas de reabilitação se tornarão insatisfatórias e os sintomas mais evidentes, impactando em maior sofrimento do binômio paciente-família. Na fase final de vida o foco do cuidado é o controle de sintomas, acolhimento familiar e manutenção da qualidade de vida. Nesse sentido, a desospitalização tem como principal objetivo tornar o paciente e sua família protagonistas do processo, respeitando valores e princípios, assim como proporcionar a transição do cuidado para o ambiente domiciliar.
Considerações finais
Detectamos nesse estudo de caso os impactos positivos na desospitalização de um paciente em cuidados paliativos com internamento prolongado e múltiplas agudizações das doenças crônicas. Evidenciamos que promover a família e o doente como protagonistas do cuidado, priorizando a autonomia e dignidade do paciente, melhora a qualidade de vida no contexto de terminalidade, proporcionando-lhe retorno convívio familiar em ambiente domiciliar.
BIBLIOGRAFIA:
Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro. Desospitalização: reflexões para o cuidado em saúde e atuação multiprofissional. Brasília: Ministério da Saúde, 2020.
Gonella S, Basso I, De Marinis MG, Campagna S, Di Giulio P. Good end-of-life care in nursing home according to the family carers' perspective: A systematic review of qualitative findings. Palliat Med. 2019 Jun;33(6):589-606. doi: 10.1177/0269216319840275. Epub 2019 Apr 10. PMID: 30969160.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos de Transição; DESOSPITALIZAÇAO
Área
Outras áreas
Autores
RAFAELA DE SOUSA MANICOBA, ISADORA SILVA DE OLIVEIRA, ISADORA SILVA DE OLIVEIRA, LORRANE SILVA DE OLIVEIRA , MARIANA SARMENTO PIRES , KAIO CESAR AMARAL NOGUEIRA E SILVA