Dados do Trabalho
Título
CUIDADOS PALIATIVOS NA FORMAÇAO DOS RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EM CANCEROLOGIA
Introdução
Os programas de Residência Multiprofissional proporcionam experiências essenciais no desenvolvimento de habilidades práticas e competências interprofissionais. No contexto da cancerologia, a inserção dos cuidados paliativos como parte central desse processo formativo é fundamental.
Objetivo e Método
Relatar a experiência da formação relacionada aos cuidados paliativos durante a residência multiprofissional em cancerologia. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, focado no processo formativo de residentes multiprofissionais em cancerologia quanto à temática dos cuidados paliativos, durante o rodízio no serviço de Cuidados Paliativos e Dor de um hospital terciário, referência em oncologia no estado do Ceará, de janeiro a fevereiro de 2024. Na Residência Multiprofissional em Cancerologia da referida instituição, participam as seguintes categorias profissionais: enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas e nutricionistas.
Resultados
O rodízio no serviço de Cuidados Paliativos e Dor integra a formação teórico-prática obrigatória no segundo ano da residência. Os residentes são organizados em equipes multiprofissionais, compostas por um profissional de cada categoria, que realizam rodízios conjuntos nos setores a cada três meses, o que promove a compreensão do papel das práticas de cuidado multiprofissional. Durante o período, os preceptores do serviço propuseram que cada residente ministrasse uma aula expositiva seguida de discussões. Os temas abordados foram: hipodermóclise, ministrado pela enfermeira; saúde da população negra e atenção oncológica, pelo assistente social; cuidados paliativos e sexualidade, pelo psicólogo; opióides, pela farmacêutica; manejo da oxigenoterapia em cuidados paliativos pela fisioterapeuta; e constipação, pelo nutricionista. As aulas foram altamente relevantes para a formação teórica dos residentes, e os momentos de discussão foram enriquecidos pelas trocas de experiências vivenciadas durante a residência.
Conclusão/Considerações finais
A abordagem dos cuidados paliativos na formação dos residentes multiprofissionais em cancerologia é imprescindível. A participação ativa dos residentes nas discussões com preceptores experientes nas temáticas permite a construção colaborativa do conhecimento, além de ampliar a compreensão sobre as atuações específicas de cada categoria na oferta do cuidado.
Referências
Souza LC et al. Análise da evolução histórica do conceito de cuidados paliativos: revisão de escopo. Acta Paul Enferm. 2022;35:eAPE01806. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AR018066
OLIVEIRA, Livia Costa; SAMPAIO, Simone Garruth dos Santos Machado. A avaliação do paciente em cuidados paliativos: Cuidados Paliativos na prática clínica. Vol.1. Rio de Janeiro: INCA, 2022. 284 p.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Residência Multiprofissional; Formação teórico-prática
Área
Outras áreas
Instituições
Instituto do Câncer do Ceará - Ceará - Brasil, Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil, Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil
Autores
LETICIA ELLEN VIEIRA ROCHA, JOSE MATEUS PIRES, RODRIGO LIMA BANDEIRA, HELDER MATHEUS ALVES FERNANDES, GLENDHA MOREIRA DE LIMA, THAIS LANE DE SOUSA SILVA