X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

CUIDADOS PALIATIVOS NA FORMAÇAO DOS RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EM CANCEROLOGIA

Introdução

Os programas de Residência Multiprofissional proporcionam experiências essenciais no desenvolvimento de habilidades práticas e competências interprofissionais. No contexto da cancerologia, a inserção dos cuidados paliativos como parte central desse processo formativo é fundamental.

Objetivo e Método

Relatar a experiência da formação relacionada aos cuidados paliativos durante a residência multiprofissional em cancerologia. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, focado no processo formativo de residentes multiprofissionais em cancerologia quanto à temática dos cuidados paliativos, durante o rodízio no serviço de Cuidados Paliativos e Dor de um hospital terciário, referência em oncologia no estado do Ceará, de janeiro a fevereiro de 2024. Na Residência Multiprofissional em Cancerologia da referida instituição, participam as seguintes categorias profissionais: enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas e nutricionistas.

Resultados

O rodízio no serviço de Cuidados Paliativos e Dor integra a formação teórico-prática obrigatória no segundo ano da residência. Os residentes são organizados em equipes multiprofissionais, compostas por um profissional de cada categoria, que realizam rodízios conjuntos nos setores a cada três meses, o que promove a compreensão do papel das práticas de cuidado multiprofissional. Durante o período, os preceptores do serviço propuseram que cada residente ministrasse uma aula expositiva seguida de discussões. Os temas abordados foram: hipodermóclise, ministrado pela enfermeira; saúde da população negra e atenção oncológica, pelo assistente social; cuidados paliativos e sexualidade, pelo psicólogo; opióides, pela farmacêutica; manejo da oxigenoterapia em cuidados paliativos pela fisioterapeuta; e constipação, pelo nutricionista. As aulas foram altamente relevantes para a formação teórica dos residentes, e os momentos de discussão foram enriquecidos pelas trocas de experiências vivenciadas durante a residência.

Conclusão/Considerações finais

A abordagem dos cuidados paliativos na formação dos residentes multiprofissionais em cancerologia é imprescindível. A participação ativa dos residentes nas discussões com preceptores experientes nas temáticas permite a construção colaborativa do conhecimento, além de ampliar a compreensão sobre as atuações específicas de cada categoria na oferta do cuidado.

Referências

Souza LC et al. Análise da evolução histórica do conceito de cuidados paliativos: revisão de escopo. Acta Paul Enferm. 2022;35:eAPE01806. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AR018066

OLIVEIRA, Livia Costa; SAMPAIO, Simone Garruth dos Santos Machado. A avaliação do paciente em cuidados paliativos: Cuidados Paliativos na prática clínica. Vol.1. Rio de Janeiro: INCA, 2022. 284 p.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Residência Multiprofissional; Formação teórico-prática

Área

Outras áreas

Instituições

Instituto do Câncer do Ceará - Ceará - Brasil, Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil, Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

LETICIA ELLEN VIEIRA ROCHA, JOSE MATEUS PIRES, RODRIGO LIMA BANDEIRA, HELDER MATHEUS ALVES FERNANDES, GLENDHA MOREIRA DE LIMA, THAIS LANE DE SOUSA SILVA