Dados do Trabalho
Título
PORTARIA Nº 3.681 E A EDUCAÇAO EM SAUDE COMO RECURSOS PARA SOLIDIFICAÇAO DA CULTURA DO CUIDADO E DA MEDICINA PALIATIVISTA NO BRASIL: UMA REVISAO INTEGRATIVA
Introdução
Estudos indicam que tanto estudantes de medicina quanto profissionais formados sentem-se incapazes ao lidar com pacientes paliativos (Dall’oglio et al., 2021), indicando a necessidade de integrar o tema aos currículos de saúde. Assim, a Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP), instituída pela Portaria Nº 3.681 do Ministério da Saúde, surge como um marco ao definir a educação em saúde como recurso fundamental para consolidação da Cultura do Cuidado no Brasil que visa não apenas disseminar essa abordagem entre estudantes e profissionais, mas também promover o desenvolvimento do conhecimento entre indivíduos e famílias, favorecendo um diálogo eficaz entre todos os envolvidos (Arnemann et al., 2018).
Objetivo e Método
Seguindo a óptica da PCNP, o estudo busca analisar a literatura sobre educação em saúde acerca dos Cuidados Paliativos (CP) no Brasil e como a temática é trabalhada para a formação de novos profissionais de saúde. Realizou-se uma revisão integrativa sobre o tema, utilizando a estratégia PICO para definir a questão-guia. Pesquisaram-se nas bases PubMed e BVS com os termos “Palliative Care”, “Health Training”, e “Education”. Identificaram-se 651 artigos; após critérios de inclusão e exclusão, 440 foram triados e 28 lidos na íntegra, resultando em 15 artigos selecionados para análise final.
Resultados
Todos os estudos analisados indicaram um déficit significativo na educação em saúde relacionada ao paliativismo. Essa carência afeta tanto os que recebem o cuidado quanto os responsáveis por oferecê-lo. No caso dos pacientes e familiares, a falta de conhecimento impacta negativamente o autocuidado e a comunicação. Com relação aos profissionais da saúde, a má formação em CP está atrelada ao despreparo, estigmas e compromete a qualidade da assistência. No entanto, ainda existem barreiras significativas, como os muitos equívocos sobre o tema, que precisam ser combatidas por meio da educação em saúde.
Conclusão/Considerações finais
Fica clara a habilidade de cuidar e comunicar-se adequadamente com esses pacientes e suas famílias é essencial para os profissionais de saúde. Portanto, é imprescindível utilizar da PNCP para reivindicar e organizar atividades formativas a respeito dos CP que solidifiquem a metodologia no âmbito da saúde.
Referências
ARNEMANN, Cristiane Trivisiol et al. Educação em saúde e educação permanente: ações que integram o processo educativo da enfermagem. Revista Baiana de Enfermagem, v. 32, 24 jul. 2018.
DALL’OGLIO, L. M. et al. Ensino de cuidados paliativos nas escolas médicas brasileiras: uma revisão integrativa. Espaço para a Saúde, v. 22, 15 abr. 2021.
Palavras Chave
Educação em Saúde; Cuidados Paliativos; Portaria Nº 3681
Área
Outras áreas
Autores
MARIA CLARA DE MEDEIROS DIAS , OLÍMPIO DUARTE SILVA MAGALHÃES, PRISCYLLA FLOR BARBALHO, LORENA HOLANDA DE ARAUJO SOUSA, MALLU SILVESTRE MACIEL DAS NEVES CARVALHO , MILTON RANGEL DA SILVA NETO