Dados do Trabalho
Título
RELATO DE EXPERIENCIA EM UMA ENFERMARIA DE CUIDADOS PALIATIVOS: DOAÇAO DE CORNEAS COMO ESTRATEGIA DE RESSIGNIFICAÇAO DA PERDA
Introdução
O transplante de córneas é uma das principais alternativas para a reversão total ou parcial da perda da visão ocasionada por determinadas patologias da córnea. A doação deste tecido pode ser feita em casos de morte encefálica ou quando o óbito ocorre por parada cardiorrespiratória (Almeida et al., 2018). Paralelo a isso, é sabido que familiares de pacientes em fase final de vida defrontam-se frequentemente com a finitude e que o acompanhamento conjunto de uma equipe de Cuidados Paliativos pode auxiliar na elaboração de recursos de enfrentamento quando diante do desfecho de óbito.
Objetivo e Método
Esse trabalho tem como objetivo descrever a experiência de uma equipe multiprofissional de Cuidados Paliativos na enfermaria de um hospital público de São Paulo. Trata-se de um estudo transversal descritivo de experiência vivenciada em uma enfermaria de Cuidados Paliativos.
Resultados
Durante a assistência realizada a uma paciente neuropata de mau prognóstico por evento traumático, a equipe multiprofissional visou o adequado controle sintomático para o conforto e bem-estar da paciente, tendo sido instituídos, além de outros, os cuidados de enfermagem por meio da sistematização da assistência, garantindo atenção singular as necessidades da paciente e promoção da dignidade. Com os familiares, foram realizadas inúmeras comunicações, de maneira honesta e empática, a fim de elucidar questões referentes ao diagnóstico e prognóstico e promover decisões de cuidado compartilhadas e compatíveis aos valores da paciente. Por meio de atendimentos individuais, promovidos pela equipe de psicologia, e também em equipe multiprofissional, buscou-se promover um espaço de escuta, de incentivo à expressão psíquica e emocional, de reflexão sobre a situação limite vivenciada e de facilitação para a elaboração do processo de luto antecipatório (Magalhães; Daltro, 2023). Por meio do acompanhamento contínuo e do cuidado centrado nos valores da paciente e dos familiares, estes puderam manifestar o desejo pela doação de córneas, entendendo-a como uma forma de ressignificar a perda.
Conclusão/Considerações finais
Apesar de ser temática pouco discutida em Cuidados Paliativos, a doação de córnea apresentou-se enquanto uma forma de alívio ao
sofrimento dos familiares e de cuidado ao processo de luto, oferecendo novos sentidos ao evento traumático e à perda vivenciada.
Referências
ALMEIDA, H.G.; KARA-JOSÉ, N.; HIDA, R.Y.; KARA-JUNIOR, N. A 15-Year Review of Corneal Transplant in Brazil. Eye Contact Lens, p. 296-301, 2018.
MAGALHÃES, S.B.; DALTRO, M.R. A morte reconhecida: experiência de luto antecipatório de familiares de pacientes em final de vida. Scielo Preprints, p. 1-22, 2023.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Doação de córnea; Neuropata agudo
Área
Outras áreas
Instituições
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP-SP - São Paulo - Brasil
Autores
PALOMA CRISTINA BONFIM, ANA GABRIELA FRIGERI BARBOZA, RICARDO TAVARES DE CARVALHO, JOZINETE XAVIER DA COSTA OLIVEIRA