X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

EXPERIENCIA EM CUIDADOS PALIATIVOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: UMA PERSPECTIVA DA RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL

Apresentação do caso

Introdução: Os cuidados paliativos são voltados para pacientes com doenças que não respondem a tratamentos curativos. Contudo, valorizam a totalidade do cuidado e almejam a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e de seus familiares fundamentado no controle adequado dos sintomas, comunicação eficaz, escuta terapêutica e trabalho interdisciplinar. Objetivo: Descrever a assistência ofertada aos pacientes em cuidados paliativos em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na visão de profissionais residentes de enfermagem e fisioterapia. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência. As atividades foram desenvolvidas em 6 meses, com carga horária de 60 horas semanais, na UTI de um Hospital Escola, no estado do Ceará.

Discussão

A equipe multidisciplinar alinhava os objetivos terapêuticos através de visita clínica com estudos de casos e atuava na avaliação diária do paciente priorizando medidas de conforto: alívio da dor por meio de analgesia, posicionamento funcional no leito e mobilizações articulares; prevenção de lesões por pressão mediante mudança de decúbito e aplicação de coberturas para proteção; fraqueza, através da cinesioterapia e treinamento muscular; lesão por dispositivos pela avaliação contínua; lesões pulmonares induzidas pela ventilação mecânica (VM) por meio de ajustes ventilatórios protetores. A maioria dos indivíduos apresentava um perfil clínico crônico, com necessidade de sedoanalgesia contínua e VM, utilizando-se como principais ferramentas avaliativas escalas conceituadas e validadas alinhadas ao objetivo. Com os pacientes conscientes e interativos foi realizada a intensificação da terapia motora a fim de promover autonomia e independência funcional. Destaca-se a importância da comunicação eficiente entre os membros da equipe multidisciplinar, a necessidade de adaptar as intervenções à especificidade dos pacientes e o impacto positivo na redução do desconforto e na promoção da dignidade humana.

Considerações finais

Conclusão: A abordagem multidisciplinar permitiu uma compreensão mais ampla das necessidades dos pacientes em situação crítica. A cooperação entre diferentes profissionais da saúde foi crucial para uma implementação bem sucedida das estratégias de cuidado paliativo, contribuindo para uma abordagem mais integrada e humanizada.

DA SILVA, L. C. et al. Política Nacional de Cuidados Paliativos no Brasil: uma análise comparativa. Caderno Pedagógico, v. 21, 2024.

Palavras Chave

Residência Multiprofissional; Cuidados Paliativos; Unidade de Terapia Intensiva

Área

Modalidades de atendimento

Autores

ISABELLE CAROLLINE VERISSIMO DE FARIAS, ANA VICTÓRIA COSTA FREITAS, ANTONIA CRISTINA SILVA DOS SANTOS, CÍCERA ABILIANA DA SILVA LOPES, ERIK DANILO DO NASCIMENTO CRUZ