Dados do Trabalho
Título
COMUNIDADE COMPASSIVA: O PAPEL DO ESTUDANTE EXTENSIONISTA NO ALIVIO DO SOFRIMENTO DE PACIENTES E FAMILIARES EM CUIDADOS PALIATIVOS
Introdução
A extensão universitária enriquece a compreensão do paciente, ampliando a visão além das questões fisiológicas. Ela também evidencia como o sofrimento não tratado pode impactar a saúde do indivíduo.
Objetivo e Método
Apresentar as ações extensionistas desempenhadas que impactam no alívio do sofrimento de usuários em cuidados paliativos desenvolvidas em um projeto de extensão universitária.
Trata-se de um relato de experiência sobre a atuação dos alunos extensionistas no atendimento a pacientes em cuidados paliativos através de visitas domiciliares nas favelas da Rocinha e Vidigal junto ao projeto de extensão intitulado “Comunidade Compassiva”. Os alunos acompanham a equipe multiprofissional nas visitas mensais e são responsáveis pela coleta de informações em prontuário eletrônico acessado via internet por dispositivos do tipo tablet.
Resultados
São atendidos mensalmente cerca de 30 pacientes moradores. Elementos como o diálogo e escuta ativa são realizados com o paciente e cuidador para o reconhecimento dos sofrimentos e encaminhamentos. Durante as visitas, de acordo com a habilidade do extensionista e curso em formação, no que tange o alívio do sofrimento, o estudante canta música, participa dos diferentes atendimentos, realiza o exame físico e/ou conduz o diálogo com o paciente sobre os desafios enfrentados. Após as visitas, participam ativamente das discussões dos casos clínicos, avaliam as necessidades de encaminhamentos específicos, como nutricional, social da terapia ocupacional e de interface com a Rede do SUS, orientam os familiares/cuidadores quando necessário, além de auxiliar em oficinas “Cuidando do Cuidador” e conferência familiar. A partir disso, há um resultado positivo relacionado às queixas de dor, sejam físicas ou emocionais, que diminuem dos usuários. Dito isso, os reflexos do cuidado, sob a experiência da extensão universitária também atinge o estudante de forma positiva, quando o faz entender o paciente para além do superficial.
Conclusão/Considerações finais
As atividades são fundamentais na formação profissional e compreensão do trabalho multidisciplinar a fim de garantir alívio aos pacientes. Além disso, a atuação junto a comunidade empodera os extensionistas e moradores pois é estabelecido um diálogo de valorização de ambos os conhecimentos.
Referências
GRAÇA, João Carlos; CORREIA, Rita Gomes. Acerca da multidimensionalidade da categoria sofrimento. Revista Brasileira de Psicanálise, v. 52, n. 3, p. 109-129, 2018.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Extensão universitária; comunidade compassiva
Área
Outras áreas
Autores
RAFAELA DA MOTA DOMINGUES, ISABELLE ARAUJO ROSA, MATEUS MONTEIRO BARBOSA, THAYNÁ MOURA DE OLIVEIRA, MARIA GEFÉ DA ROSA MESQUITA, JANAÍNA SANTOS NASCIMENTO