X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

MANEJO DE DOR POR CUIDADOS PALIATIVOS EM PACIENTE NAO CRITICO: UM RELATO DE CASO

Apresentação do caso

Homem, 20 anos, em uso crônico de corticóide por neurite ulnar esquerda, decorrente de hanseníase tratada. Paciente internado após referência de reumatologista, por apresentar furúnculos no corpo associados a dor abdominal, febre e perda ponderal durante desmame de corticóide. No internamento, foi diagnosticado com nocardiose disseminada com abcessos pulmonares, renais e dermatológicos, além de trombose de veias renal esquerda e cava inferior, sendo realizadas terapias anticoagulante e antimicrobiana. O serviço de cuidados paliativos (CP) foi acionado no ambiente hospitalar para controle da neurite exacerbada após nova tentativa de desmame do corticoide, evoluindo com melhora do quadro após intervenção medicamentosa. Paciente recebeu alta depois de 51 dias de internamento, sem novas complicações, e permanece em tratamento, no ambulatório de CP, para neurite e desmame do corticoide.

Discussão

O controle de sintomas álgicos, mesmo em pacientes com doenças não ameaçadoras de vida, apresenta-se como uma importante forma de atuação dos CP, tanto no contexto hospitalar quanto no contexto ambulatorial. A abordagem dessa queixa proporciona uma grande melhora na qualidade de vida do paciente, e o seguimento ambulatorial permite tratamento mais eficiente, diminui a possibilidade de reinternação e facilita a retomada das atividades cotidianas, tendo em vista o impacto comprovado na literatura da dor crônica na funcionalidade do indivíduo.

Considerações finais

O relato em questão salienta a importância e relevância dos CP no contexto de promoção de cuidados para sintomas específicos, como a dor, os quais podem, em muitas ocasiões, não ameaçar a vida, mas são de fundamental importância na promoção da qualidade de vida dos pacientes fora e dentro do contexto hospitalar. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: HADI, M. A.; MCHUGH, G. A.; CLOSS, S. J. Impact of Chronic Pain on Patients’ Quality of Life: A Comparative Mixed-Methods Study. Journal of Patient Experience, v. 6, n. 2, p. 133–141, 5 jun. 2019. RABOW, M. et al. Moving Upstream: A Review of the Evidence of the Impact of Outpatient Palliative Care. Journal of Palliative Medicine, v. 16, n. 12, p. 1540–1549, dez. 2013. SANTOS, V. S. et al. Pain and quality of life in leprosy patients in an endemic area of Northeast Brazil: a cross-sectional study. Infectious Diseases of Poverty, v. 5, n. 1, p. 18, 7 dez. 2016.

Palavras Chave

controle de sintomas; Atendimento ambulatorial; Neuropatia hansênica

Área

Outras áreas

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

LUCAS LIMA MENEZES ALBUQUERQUE, YURI NEYSON FERREIRA BRITO, MANOEL ROBERTO FRANCO RAMOS NETO, ANTONIO GUTIERRY NEVES DANTAS DE MELO, GUSTAVO FERREIRA DA SILVA, RODRIGO GOMES MARAJÓ