X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

CAPELANIA, UMA ESTRATEGIA DE CUIDADO

Apresentação do caso

O projeto de implantação da capelania no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) surgiu da observação da equipe multiprofissional, que identificou o sofrimento espiritual vivenciado por pacientes e familiares. Foram evidenciadas preocupações de sofrimento espiriual como, desesperança, angústia e medo que impactavam negativamente no processo do cuidado. Notou-se a dificuldade das equipes em abordar sobre a espiritualidade, como nas visitas pós-óbito. No ano de 2023 ocorreram 197 óbitos de pacientes atendidos pelo programa e somente foram realizadas 53 visitas pos óbitos . Esta visita permite acolher a família, oferecer apoio emocional e espiritual. Diante dessa realidade, a capelania foi implantada como estratégia de abodagem ao sofrimento espiritual de pacientes e familiares atendidos pelo SAD.

Discussão

O cuidado espiritual é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como essencial nas boas práticas assistenciais. A capelania oferece suporte para lidar com as adversidades e desenvolver resignificações do momento vivido a partir do sagrado de cada indivíduo.Objetivo: Descrever a experiência da implantação do projeto de capelania no SAD Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a implantação da capelania . Etapas: discussões com a coordenação, construção das diretrizes de atendimento, reuniões com assistentes sociais para validação, apresentação no Colegiado Gestor do SAD, validação pelos profissionais. O capelão, aplica a ferramenta ‘FICA” , identifica os elementos-chave das necessidades espirituais , constroi o plano de cuidados.

Considerações finais

A capelania foi implantada em fevereiro de 2024, neste periódo até a data de 30/08/2024 foram atendidos 96 pacientes e familiares, sendo: 62 de visitas domiciliares pos óbito e 34 atendimentos domiciliares relativos ao sofrimento espiritual . Os resultados preliminares indicam o impacto positivo na melhoria das condições espirituais de pacientes e familiares. Relatos de maior bem-estar, redução do sofrimento e aumento da satisfação. A comunicação e o acolhimento foram identificados como potencias para integrar a espiritualidade ao processo de cuidado, fortalecendo o vínculos e qualidade de vida. A experiência reforça a importância do suporte espiritual como parte do atendimento integral e holístico em saúde, amplia o escopo de atuação dos profissionais, favorecendo a construção de um ambiente acolhedor e sensível centrado na necessidade do paciente e familia.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Abordagem Espiritual; Atenção Domiciliar

Área

Controle de sintomas e qualidade de vida

Autores

CARLA REGINA CARVALHO SILCA GONÇALVES, RENATA APARECIDA SILVA, JOÃO CELIO MOREIRA, VERONICA LOPES SOUZA SILVA