Dados do Trabalho
Título
SEMINARIOS DE COMUNICAÇAO EM SAUDE E BIOETICA EM CUIDADOS PALIATIVOS: RELATO DE EXPERIENCIA
Apresentação do caso
Em um serviço de Cuidados Paliativos (CP) no Nordeste do Brasil, propôs-se um canal teórico voltado à discussão de comunicação em saúde e bioética após sugestão de médicos residentes que estagiaram no setor. Foi desenvolvido o projeto com objetivo de estimular a aquisição de ferramentas relacionadas a tais temas, essenciais para a prática dos CP. Os residentes construíram seminários com exposição de casos reais, elaboração de uma lista de problemas relacionados à comunicação e bioética, revisão de literatura para busca de soluções e reflexões sobre os desafios enfrentados.
Discussão
A comunicação é fundamental para uma boa prestação de cuidados em saúde. No Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médico orientam que a capacidade de se comunicar bem deve estar entre os objetivos da formação médica¹. A bioética é construída pela existência de uma pluralidade de saberes e caminhos, com o objetivo comum de superação de alguma crise². O ensino da bioética nas escolas médicas brasileiras ainda foca em aspectos técnicos em detrimento dos aspectos ético-morais³. Ao longo do rodízio, os residentes entraram em contato com diversos casos que traziam desafios da comunicação nos CP, como a conspiração do silêncio, onde existe um acordo implícito ou explícito entre familiares e/ou profissionais para modificar as informações transmitidas a um paciente⁴. Também foram abordados temas como a suspensão da terapia antimicrobiana e da alimentação enteral em pacientes em fase final de vida. O estudo de caso destacou a importância de um adequado treinamento para comunicação de notícias difíceis e condução de reuniões familiares, para propiciar um melhor acolhimento dos entes e reduzir conflitos. Emergiu também a necessidade de apropriação daquilo que preconiza o código de ética médica e dos antecedentes jurídicos relacionados às condutas em CP, visando maior segurança para o processo decisório.
Considerações finais
A realização de seminários de comunicação em saúde e bioética proporcionou um espaço de aprendizado ativo e de reflexão crítica, reforçando a capacitação dos residentes para manejar situações complexas de maneira mais eficiente.
REFERÊNCIAS
1. BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CES No 1, DE 13 DE JANEIRO DE 2014. (2014).
2. Dadalto, L. & Guirro, Ú. Bioética e Cuidados Paliativos. (Foco, Indaiatuba, 2023).
3. Silva, J., Carneiro Leão, H. M. & de Andrade Costa Pereira, A. C. Ensino de bioética na graduação de medicina: relato de experiência. Revista Bioética 21, 338–343 (2013).
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Educação Médica; Internato e Residência
Área
Outras áreas
Instituições
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - Pernambuco - Brasil
Autores
ARTHUR MENDONÇA SEVERIANO, BRUNA SOUSA LINS, THATYANA DE OLIVEIRA MARANHÃO CAVALCANTI