X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

CUIDADOS PALIATIVOS PEDIATRICOS EM UM SERVIÇO DE ATENÇAO DOMICILIAR

Introdução

O lar parece ser o cenário mais adequado para os cuidados paliativos e de fim de vida para crianças, adolescentes e suas famílias. Apesar disso, a literatura sobre esse tema ainda é limitada.

Objetivo e Método

Traçar o perfil clínico e epidemiológico de pacientes pediátricos atendidos pelo serviço de assistência domiciliar de um hospital público na cidade de Fortaleza - CE. Método: Trata-se de uma pesquisa observacional de coorte retrospectiva. Os dados foram coletados através da análise de banco de dados daquele serviço, contendo informações dos pacientes pediátricos acompanhados no período de janeiro/2023 a julho/2024. Foram incluídos apenas pacientes em cuidados paliativos com idade inferior a 18 anos. Foram excluídos pacientes admitidos há menos de 30 dias.

Resultados

No período de acompanhamento, o serviço de assistência domiciliar do hospital atendeu 278 pacientes em cuidados paliativos, sendo 28 pediátricos (10%). A média de idade dos pacientes foi de 8,0 ± 4,4 anos, 60,7% eram do sexo masculino e o tempo médio de permanência foi de 1372 ± 1045 dias. O principal diagnóstico encontrado foi encefalopatia (89,5%), seguido de doença do neurônio motor (7%), osteocondrodisplasia (3,5%), paraplegia espástica (3,5%), esfingolipidose (3,5%), lipofucinose ceroide neuronal (3,5%) e síndrome de Down (3,5%). Uso de traqueostomia foi visto em 85,7% dos pacientes, ventilação mecânica (VM) em 64,3% e ventilação não invasiva (VNI) em 3,6%. Dieta por gastrostomia foi evidenciada em 78,6% e dieta por sonda nasoenteral (SNE) em 21,4% dos pacientes. A pontuação na escala PPS (Palliative Performance Scale) foi de 10 em 64% dos pacientes. Nenhum paciente usava dispositivo urinário ou apresentava lesão por pressão. Durante o período do estudo, 14,3% dos pacientes faleceram, sendo o local do óbito no hospital em todos os casos.

Conclusão/Considerações finais

A população pediátrica representa uma parcela importante dos pacientes em cuidados paliativos domiciliares, predominando e encefalopatia como principal diagnóstico desses pacientes. A maioria apresenta uma pontuação mínima no escore PPS.

Referências

Hammer NM, Bidstrup PE, Brok J et al. Home-Based Specialized Pediatric Palliative Care: A Systematic Review and Meta-Analysis. J Pain Symptom Manage. 2023 Apr;65(4):e353-e368.

Palavras Chave

Pediatria; Cuidados Paliativos; assistencia domiciliar

Área

Populações

Autores

ROSELENE SOARES DE OLIVEIRA, MARIA ZENAIDE DIAS RIBEIRO PONTE, AMABILI COUTO TEIXEIRA DE AGUIAR, DANIELLA BEZERRA DUARTE, CLÁUDIA DE CARVALHO LIMA FREITAS, ANA CRISTINA DONATO MAIA TAVARES