X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

COMISSAO DE CUIDADO PALIATIVO PEDIATRICO EM UM SERVIÇO TERCIARIO NO ESTADO DO CEARA: EXPERIENCIA DE SERVIÇO

Introdução

INTRODUÇÃO: No Brasil, poucos dados em Cuidado Paliativo Pediátrico (CPP) são descritos a nível nacional. Em 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) descreve Cuidado Paliativo (CP) e em 2002 revisa sua definição como “assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais”. Os cuidados paliativos assim têm como propósito fornecer conforto e qualidade de vida não apenas aos pacientes, mas também aos seus cuidadores.

Objetivo e Método

OBJETIVO: Relato de experiência de uma equipe multidisciplinar em hospital pediátrico do Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Fortaleza - CE, serviço que oferece tratamento em várias especialidades pediátricas com características de alta complexidade.

Resultados

METODOLOGIA: Narrativa sobre experiências do serviço.

Conclusão/Considerações finais

CONCLUSÃO: Muitos casos que envolviam tomadas de decisões difíceis diante de condições que limitavam ou ameaçavam a continuidade da vida, eram discutidos no âmbito do comitê de bioética da instituição, entretanto, considerando o crescente número da demanda, emergiram muito mais dilemas no cotidiano dos profissionais de saúde responsáveis pela assistência. Assim, no ano de 2017, a comissão de cuidado paliativo foi instituída por meio de portaria administrativa caracterizando o serviço como consultivo e volante com equipe mínima: médico, enfermeiro, assistente social e psicóloga. Conforme o crescimento do serviço, ferramentas de solicitação de parecer e de conferência familiar foram desenhadas para otimizar o fluxo assistencial no ambiente hospitalar, passando a acompanhar um recorte específico de crianças com indicação de CP, mantendo a casos mais simples próximos à equipe assistente e casos mais especializados próximos à comissão.

Referências

1. Cuidados paliativos - Secretaria de Saúde do Distrito Federal (saude.df.gov.br) - Secretaria de saúde do Distrito Federal - acessado em 05/03/2024.
2. Ferreira, EAL, Barbosa SMM, Costa GA et al. Mapeamento dos Cuidados Paliativos Pediátricos no Brasil: 2022. 1a edição. São Paulo: Rede Brasileira de Cuidados Paliativos Pediátricos - RBCPPed, 2022.
3. Departamento Científico de Medicina da Dor e Cuidados Paliativos. Cuidados Paliativos Pediátricos: O que são e qual sua importância? Cuidando da criança em todos os momentos. Sociedade Brasileira de Pediatria, 2021;1:1-9.
4. Ministério da Saúde. Manual de Cuidados Paliativos. Coord. D’Alessandro MPS, Pires CT, Forte DN et al. São Paulo: Hospital Sírio Libanês; 2020. 175p.
5. Machado, TV. Neves, CC. Cuidados paliativos pediátricos. 1a edição. Editora Aliança, 2023.

Palavras Chave

Cuidado Paliativo; Criança; Hospital Pediátrico

Área

Modalidades de atendimento

Autores

CINARA CARNEIRO NEVES, THIAGO DO VALE MACHADO, BENEDITA BEATRIZ ELIAS DIAS, CESAR AUGUSTO FERREIRA GOMES DE ANDRADE, AIALA DE MELO MARTINS, ARIANE DOS SANTOS MELO