X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

ENFERMAGEM E TREINAMENTO DE CUIDADORES SOBRE O MANEJO COM DISPOSITIVOS DE TRAQUEOSTOMIAS E GASTROSTOMIAS NA PEDIATRIA: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Apresentação do caso

Os cuidados paliativos visam proporcionar qualidade de vida com foco no conforto do paciente, diante de condições que limitam e ameaçam a vida. Na pediatria, os cuidados são adaptados às necessidades específicas da doença, e em alguns casos, são utilizados dispositivos para melhorar o bem-estar dos pacientes. A traqueostomia (TQT), nesse contexto, é indicada para suprir as necessidades respiratórias quando a função está comprometida. Ademais, a gastrostomia (GTT) surge como uma aliada para auxiliar no manejo clínico-nutricional em pacientes que apresentam dificuldade ou impossibilidade de nutrição por via oral. Diante da necessidade de cuidados especializados com TQT e GTT, é crucial que a equipe de enfermagem, em conjunto com os cuidadores (famílias e responsáveis), mantenham uma atenção rigorosa para prevenir complicações. Assim, um treinamento foi realizado com os cuidadores de uma unidade de internação hospitalar pediátrica na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil, com o objetivo de prepará-los para o manejo adequado dos dispositivos, além de promover segurança para a realização dos cuidados no ambiente hospitalar e domiciliar.

Discussão

O treinamento contou com a participação de profissionais da enfermagem e acompanhantes da unidade de internação supracitada, com adesão considerável. Conduzido em um ambiente apropriado, o treinamento utilizou materiais específicos e manequins equipados com TQT e GTT, permitindo uma abordagem prática, com esclarecimento de dúvidas e construção de passo a passo do cuidado. No que diz respeito à TQT, o treinamento englobou a retirada acidental e reinserção da cânula, higienização da ostomia, posicionamento e fixação do cadarço, cuidados com o cuff, umidificação da via aérea inferior, aspiração das vias aéreas, preservação da integridade da pele e proteção durante o banho. Sobre a GTT, foi abordado o posicionamento durante a alimentação, administração de medicamentos, lavagem do dispositivo, higiene local, atenção ao posicionamento da sonda e cuidados com o balão.

Considerações finais

O treinamento destacou a importância de uma abordagem prática e informativa para o manejo de TQT e GTT. A atuação da enfermagem foi crucial para humanizar a assistência, atendendo às necessidades do paciente e dos cuidadores, alinhando os cuidados entre a criança, a família e a equipe de saúde. Dessa forma, a formação adequada pode garantir que os cuidadores estejam aptos a realizar as rotinas de cuidado com segurança e sem intercorrências.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos Pediátricos; Enfermagem; Família

Área

Controle de sintomas e qualidade de vida

Instituições

Hospital Infantil Albert Sabin - HIAS - Ceará - Brasil

Autores

BENEDITA BEATRIZ ELIAS DIAS, ARIANE DOS SANTOS MELO, AIALA DE MELO MARTINS, CESAR AUGUSTO FERREIRA GOMES DE ANDRADE, CINARA CARNEIRO NEVES, THIAGO DO VALE MACHADO