X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

POTENCIA, ALEGRIA E CUIDADO: UM DIALOGO ENTRE SPINOZA E OS CUIDADOS PALIATIVOS

Introdução

Este texto busca explorar como a teoria dos afetos de Spinoza, em especial os conceitos de ação, paixão e conatus, pode ser relacionada ao contexto dos cuidados paliativos. A filosofia spinozana nos oferece uma compreensão profunda sobre o aumento ou a diminuição das potências de agir (corpo) e de pensar (mente), diretamente influenciadas pela qualidade dos afetos e da consciência. Nos cuidados paliativos, a promoção da qualidade de vida é o foco central, esses conceitos podem fornecer uma base teórica para abordar o bem-estar físico, emocional e espiritual dos pacientes.

Objetivo e Método

Busca-se estabelecer uma conexão entre os conceitos spinozianos de alegria ativa e passiva, conatus e afetos com os cuidados paliativos. Utilizou-se uma análise filosófica dos textos de Spinoza, como a Ética, relacionando-os com os princípios dos cuidados paliativos, definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que destaca a melhoria da qualidade de vida por meio do alívio de sofrimentos físicos, psicossociais e espirituais. Assim, investigou-se como a potência de agir dos pacientes pode ser ampliada ou diminuída, dependendo das intervenções que recebem.

Resultados

Em Spinoza, a alegria ativa resulta de ações que aumentam a potência do indivíduo, permitindo que ele aja de forma mais autônoma/consciente, enquanto a alegria passiva decorre de influências externas que aumentam a potência sem depender diretamente de uma ação consciente. Nos cuidados paliativos, a alegria ativa pode ser associada à autonomia do paciente/familiar ao participar ativamente nas decisões sobre o tratamento, permitindo-lhe viver com mais qualidade e dignidade. Fortalecer o conatus, ou seja, o esforço do paciente/familiar em perseverar de forma digna, ocorre quando ele é envolvido ativamente no seu cuidado e encontra sentido nas escolhas que faz. Porém, a alegria passiva ocorre nos momentos em que o paciente experimenta alívio por meio de intervenções externas, como o controle da dor, a ajuda de cuidadores ou o suporte emocional da família. Esses fatores, embora externos, têm o poder de melhorar a qualidade de vida do paciente, aumentando sua potência de agir de maneira indireta, mas significativa. Assim, os cuidados paliativos, ao aliviar o sofrimento e proporcionar conforto, aumentam a potência de agir do paciente, mesmo que este não tenha controle sobre esses fatores.

Conclusão/Considerações finais

Spinoza contribui para a compreensão dos cuidados paliativos, destacando a importância da autonomia e do suporte externo na busca pelo bem-estar integrado.

Referências

ANGELO DA ROCHA FRAGOSO, E. O conceito de Alegria em Benedictus de Spinoza e Georges Snyders. Revista Conatus - Filosofia de Spinoza (ISSN 1981-7509), [S. l.], v. 15, n. 25 - Julho, p. 23–28, 2024. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/conatus/article/view/11219. Acesso em: 09 set. 2024.

FRANCO, S. C. A filosofia da eternidade e da finitude: Spinoza e a ética dos cuidados paliativos. Revista Filosofia, v. 32, n. 1, p. 75-89, 2017.

GOMES, Carlos Wagner Benevides. Potência e liberdade no pensamento de Benedictus de Spinoza. Organizadores: Emanuel Angelo da Rocha Fragoso e João Emiliano Fortaleza de Aquino. Fortaleza: EdUECE, 2024.

SOUSA, A. D.; REIS, L. M.; NUNES, A. J. A. Espiritualidade e dignidade no final da vida: uma abordagem aos cuidados paliativos. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 18, n. 2, p. 393-404, 2015. SPINOZA, B. de. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Palliative care. 2023. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/palliative-care. Acesso em: 10 set. 2024.

Palavras Chave

Spinoza; Filosofia; Cuidados Paliativos

Área

Outras áreas

Instituições

UECE - Ceará - Brasil

Autores

FRANCISCA JOELMA DE OLIVEIRA FERREIRA, FRANCISCA JOELMA DE OLIVEIRA FERREIRA, EMANUEL ANGELO DA ROCHA FRAGOSO, EMANUEL ANGELO DA ROCHA FRAGOSO, CARLOS WAGNER BENEVIDES GOMES, CARLOS WAGNER BENEVIDES GOMES, EVILANIA DE SOUZA SOARES, EVILANIA DE SOUZA SOARES, LUCIANA MARTINS QUIXADÁ, LUCIANA MARTINS QUIXADÁ, VERA LUCIA MENDES DE PAULA PESSOA, VERA LÚCIA MENDES DE PAULA PESSOA