X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

FLORENCE WALD: CONTRIBUIÇAO E LEGADO PARA O MORRER COM DIGNIDADE

Introdução

INTRODUÇÃO: O estudo explora a biografia de Florence Wald, figura central na evolução dos cuidados paliativos. Justifica-se pela pouca visibilidade de Wald no Brasil, evidenciada pela ausência de menções à sua trajetória em manuais de cuidados paliativos e artigos científicos nacionais. A falta de reconhecimento de sua importância histórica limita o entendimento completo do desenvolvimento dos cuidados paliativos.

Objetivo e Método

OBJETIVO: Objetivou-se descrever a vida de Florence Wald e sua relevância para a área dos cuidados paliativos.
MÉTODO: Pesquisa histórica com base em fontes primárias (registros audiovisuais e documentos originais disponíveis online) e fontes secundárias, incluindo artigos científicos das bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) via PUBMed e Scientific Electronic Library Online (SciELO).

Resultados

RESULTADOS: Florence Wald (1917-2008) foi uma enfermeira e educadora, pioneira na área de cuidados paliativos e reconhecida por sua contribuição ao desenvolvimento dos cuidados paliativos modernos, especialmente nos Estados Unidos. Foi uma das fundadoras do Connecticut Hospice (1974), o primeiro programa domiciliar de cuidados paliativos nos Estados Unidos que visava proporcionar um ambiente de cuidados mais compassivo e centrado no paciente, especialmente para aqueles com doenças avançadas. Em 1980, Wald também inaugurou um hospice em Branford, Connecticut, em com capacidade para 44 pacientes, projetado para permitir que pacientes em fim de vida fossem acompanhados por seus familiares no seu processo de terminalidade. Wald acreditava que os cuidados paliativos deveriam oferecer não apenas alívio da dor, mas também conforto emocional e espiritual. Sua abordagem inovadora influenciou profundamente a prática de cuidados de fim de vida, destacando a importância de um suporte holístico para pacientes em finitude.

Conclusão/Considerações finais

CONCLUSÃO: A contribuição de Florence Wald foi fundamental para o campo dos cuidados paliativos, ajudando a estabelecer as bases para muitos dos conceitos e práticas atuais nessa área. Acredita-se que o estudo possa ampliar o reconhecimento de Florence Wald e de suas contribuições para os cuidados paliativos, incentivando a inclusão de sua trajetória nas discussões acadêmicas e práticas no Brasil.

Referências

ABEL, E. K. Prelude to Hospice: Florence Wald, Dying People, and their Families. New Brunswick, New Jersey: Rutgers University Press, 2018.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; História; Florence Wald

Área

Outras áreas

Instituições

Universidade Estadual do Ceará - UECE - Ceará - Brasil, Universidade Regional do Cariri – URCA - Ceará - Brasil

Autores

VITÓRIA DE CÁSSIA FÉLIX REBOUÇAS, ANA MARIA PARENTE GARCIA ALENCAR, EVILANIA DE SOUZA SOARES