Dados do Trabalho
Título
ASPECTOS DE SEGURANÇA E AS COMPLICAÇOES RELACIONADAS AO USO DA HIPODERMOCLISE NOS CUIDADOS PALIATIVOS: UMA REVISAO DE ESCOPO
Introdução
INTRODUÇÃO: A hipodermóclise é um procedimento terapêutico importante que consiste na administração subcutânea de fluidos e fármacos. É frequentemente utilizada em indivíduos debilitados, idosos e pacientes em cuidados paliativos, nos quais o acesso venoso é desafiador. Nesse sentido, esse procedimento apresenta menor risco de infecções e flebites em relação a via endovenosa e maior conforto na administração de fluidos. Entretanto, o volume aplicado por vez é menor e algumas complicações podem ocorrer.
Objetivo e Método
OBJETIVO: Analisar os aspectos de segurança e as complicações relacionadas ao uso da hipodermóclise nos Cuidados Paliativos. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão de escopo desenvolvida conforme orientações do Instituto Joanna Briggs. A elaboração da pergunta de pesquisa seguiu a estratégia PCC (População, Conceito e Contexto). A busca foi realizada nas bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE) via PUBMed e Scientific Electronic Library Online (SciELO).
Resultados
RESULTADOS: Foram selecionados 28 artigos, publicados em revistas nacionais e internacionais. O uso da via subcutânea apresentou como principais efeitos adversos eritema, edema e raros casos de dor (quando aplicada na região do deltoide). Infusões subcutâneas em altas taxas para fins de hidratação do paciente foram relacionadas a uma maior incidência de eventos adversos, entretanto complicações graves (como insuficiência cardíaca e edema pulmonar) são raras e menos frequentes do que na via endovenosa. Medidas como o uso de baixas taxas de infusão e a troca do local de infusão a cada 24 horas podem diminuir a sobrecarga de fluidos e o risco de infecção. A hialuronidase foi apontada em alguns estudos como um elemento importante para aumentar a tolerabilidade do paciente à hipodermóclise, outros trabalhos, no entanto, questionam a sua eficácia.
Conclusão/Considerações finais
CONCLUSÃO: Portanto, os estudos mostraram que a hipodermóclise é um método seguro, simples e bem tolerada por pacientes em cuidados paliativos. As complicações relacionadas a essa técnica, foi inferior a outros métodos analisados, como via intravenosa.
Referências
BOLELA, Fabiana et al. Pacientes oncológicos sob cuidados paliativos: ocorrências relacionadas à punção venosa e hipodermóclise. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 30, p. e3623, 2022.
Palavras Chave
hipodermoclise; Cuidados Paliativos; Segurança do paciente e Complicações
Área
Outras áreas
Instituições
Universidade Federal do Cariri - UFCA - Ceará - Brasil, Universidade Regional do Cariri - URCA - Ceará - Brasil
Autores
VITÓRIA DE CÁSSIA FÉLIX REBOUÇAS, LUCILEIDE DA SILVA SANTOS, MARCOS LEANDRO DE MATOS, LARA LUCENA DE LUNA, SANDRA BARRETO FERNANDES, EVILANIA DE SOUZA SOARES