X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

EFEITO DA INGESTAO DE UM SORVETE HIPERPROTEICO SOBRE O SINTOMA DE NAUSEAS E VOMITO EM PACIENTES COM LEUCEMIA AGUDA EM QUIMIOTERAPIA

Introdução

As leucemias são caracterizadas pela presença de células hematopoiéticas malignas que acometem a medula óssea e podem envolver o sangue e/ou outros órgãos/tecidos. A quimioterapia é o tratamento de escolha, todavia os efeitos adversos podem impactar na qualidade de vida, incluindo a sintomatologia de náuseas e vômito. Estratégias nutricionais hiperproteicas podem resultar em melhor tolerância ao tratamento e sua incorporação favorece o manejo e prevenção dos eventos adversos.

Objetivo e Método

Avaliar o efeito de um sorvete hiperproteico sobre os sintomas de náuseas e vômito em portadores de leucemia aguda em quimioterapia. Trata-se de um ensaio clínico randomizado pragmático, grupos paralelos, controlado e uni-cego. As coletas ocorreram entre maio de 2022 a julho de 2024. Foram incluídos 38 adultos elegíveis a iniciar a quimioterapia e que tivessem condições de ingestão por via oral, sendo randomizados em grupo controle (n=18) e intervenção (n=20). Foram excluídos pacientes gestantes, lactantes ou em uso de nutrição enteral ou parenteral. Ambos os grupos recebiam a dieta convencional do hospital, sendo acrescido ao intervenção uma porção diária de 120 g do sorvete contendo 14 g de proteína, por 21 dias. A avaliação de náuseas e vômito foi determinada através da escala de sintomas que compõe um questionário, o European Organization for Research and Treatment of Cancer Core Quality of Life Questionnaire, sendo aplicado no 1º e 21º dia da quimioterapia. Na escala, os scores variam de 0 a 100 com menor pontuação indicando melhores desfechos para náuseas e vômitos.

Resultados

Os 38 pacientes incluídos na amostra apresentavam média de idade de 45 anos e 55,3% eram homens. 71% das leucemias classificam-se como mieloide e 29% linfoide. O grupo intervenção apresentou redução média do score em -10,83 pontos, tendo pontuado 25,83 no 1º dia e 15 no 21º. O grupo controle pontuou 22,22 no 1º dia e no 21º 44,44, tendo um aumento médio do score em 22,22 pontos. O grupo intervenção comparado ao controle apresentou melhores desfechos em relação à sintomatologia náuseas e vômito.

Conclusão/Considerações finais

O uso de uma intervenção nutricional precoce parece melhorar o sintoma de náuseas e vômito durante a quimioterapia, impactando na qualidade de vida.

Referências

Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica. I Consenso Brasileiro de nutricão oncológica da SBNO/Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica; organizado por Nivaldo Barroso de Pinho. Rio de Janeiro:Edite.2021.164 p.

Palavras Chave

Leucemia; hiperproteico;

Área

Controle de sintomas e qualidade de vida

Autores

RAFAELA CAETANO HORTA DE LIMA, RAFAELA ALEXIA KOBUS, LARISSA SCHMITZ, LÍVIA KÖFFER VIZZOTTO, LUISA TROJAN XAVIER RUHNKE, FRANCILENE GRACIELI KUNRADI VIEIRA