Dados do Trabalho
Título
PREVALENCIA E CARACTERISTICAS DE PACIENTES COM NECESSIDADES DE CUIDADOS PALIATIVOS EM UM HOSPITAL TERCIARIO REFERENCIA EM ONCOLOGIA: APLICAÇAO DA FERRAMENTA NECPAL
Introdução
Cuidados paliativos são essenciais para pacientes com doenças graves e avançadas, oferecendo suporte para alívio dos sintomas e melhoria da qualidade de vida. Identificar efetivamente esses pacientes é crucial para ofertar um tratamento humanizado, eficiente e sustentável.
Objetivo e Método
Identificar e avaliar a prevalência e as características dos pacientes internados com necessidades de cuidados paliativos utilizando a ferramenta NECPAL em um hospital terciário referência em oncologia e que não possui profissionais especializados em Cuidados Paliativos.
Foi realizado um estudo descritivo, de coorte transversal, através da análise de prontuários físicos e eletrônicos em um hospital terciário referência em oncologia na região norte de Minas Gerais. A ferramenta NECPAL CCOMS-ICO© (NECPAL) foi aplicada a 96 pacientes que estavam internados, dos quais 35 (36,46%) eram do sexo feminino, com média de idade de 61,45±25,30 anos. Foram excluídos os pacientes cirúrgicos eletivos internados nesta data. A NECPAL inclui uma pergunta preliminar (“Pergunta Surpresa”) que consiste na frase “Você ficaria surpreso se este paciente morresse nos próximos 12 meses?” e 16 itens que avaliam a gravidade e a progressão da doença. Considerou-se uma identificação positiva qualquer paciente com resposta “NÃO” à Pergunta Surpresa e pelo menos outra resposta positiva no instrumento.
Resultados
A aplicação do NECPAL revelou que 42,1% dos 96 pacientes internados responderam “NÃO” à Pergunta Surpresa e pontuaram em 1 ou mais itens dos critérios avaliados, indicando a necessidade de cuidados paliativos. A impressão de morte provável na internação foi observada em 50% dos casos indicados para cuidados paliativos. Contudo, apenas 24,3% desses pacientes tinham um plano de cuidados definido no prontuário. As condições clínicas mais prevalentes foram: doença oncológica (49,5%), cardiovascular (21,1%), renal (7,4%), infecciosas (9,5%) e outras (12,6%). Estudos em países que utilizaram a ferramenta NECPAL para identificar pacientes com necessidades de cuidados paliativos relataram taxas de prevalência variando de 19 a 36% para pacientes internados.
Conclusão/Considerações finais
O aumento da prevalência de pacientes hospitalizados que apresenta demandas não reconhecidas e não atendidas em aspectos físicos, emocionais e sociais sinaliza a urgência em aprimorar a identificação precoce e oferta de assistência especializada aos pacientes internados e suas famílias.
Referências
1- SANTANA, M. T. E. A. Adaptação transcultural e validação semântica do instrumento NECPAL CCOMS-ICO© para a Língua
Portuguesa. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São
Paulo.
2- Calsina-Berna A, Amblàs Novellas J, González-Barboteo J, Bardés Robles I, Beas Alba E, Martínez-Muñoz M, Madariaga Sánchez R, Gómez Batiste Alentorn X. Prevalence and clinical characteristics of patients with Advanced Chronic Illness and Palliative Care needs, identified with the NECPAL CCOMS-ICO© Tool at a Tertiary Care Hospital. BMC Palliat Care. 2022 Nov 28;21(1):210. doi: 10.1186/s12904-022-01101-4. PMID: 36443761; PMCID: PMC9703744.
3- Julià-Móra JM, Blanco-Mavillard I, Prieto-Alomar A, Márquez-Villaverde E, Terrassa-Solé M, Leiva-Santos JP, Rodríguez-Calero MÁ. Analysis of palliative care needs in hospitalized patients. Enferm Clin (Engl Ed). 2023 Jul-Aug;33(4):261-268. doi: 10.1016/j.enfcle.2023.06.001. Epub 2023 Jul 5. PMID: 37419323.
Palavras Chave
Avaliação de perfil de pacientes em cuidados paliativos; cuidado paliativo hospitalar; Assistência hospitalar
Área
Populações
Autores
LARISSA GIOVANA BARBOSA SOUTO, LAURITA ANTONIELLE ALVES DA SILVA, MARIA JEANE GUIMARAES CAMARGO, FLAVIA ALVES CAMARA