Dados do Trabalho
Título
QUIMIOTERAPIA PALIATIVA E OBITO EM PACIENTES NO FIM DA VIDA: ANALISE RETROSPECTIVA
Introdução
A quimioterapia em pacientes oncológicos em cuidados paliativos tem o objetivo de aumentar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida, principalmente ao aliviar os sintomas dos pacientes, contudo este assunto é controverso, pois muitos pacientes têm maior sofrimento, são mais submetidos a procedimentos invasivos e muitos morrem precocemente.
Objetivo e Método
Avaliar a relação temporal entre a solicitação de cuidados paliativos, a administração de quimioterapia paliativa e o óbito. Trata-se de um estudo descritivo, observacional, quantitativo e retrospectivo. Dessa maneira, foram analisados os prontuários de pacientes oncológicos que faleceram em 2023 em um hospital público no Maranhão. Como variáveis, foram incluídos a data da solicitação de cuidados paliativos e da administração da quimioterapia paliativa e o intervalo entre a última sessão e o óbito.
Resultados
Foram analisados os prontuários de 213 pacientes com óbito no sistema de dados do hospital. Destes, 198 (92,9%) pacientes tiveram parecer solicitado para a equipe de cuidados paliativos, enquanto 15 (7,0%) morreram sem parecer para essa equipe. Ainda, do total de prontuários analisados, 85 (39,9%) pacientes realizaram quimioterapia durante a internação no hospital, enquanto 126 (59,1%) não precisaram. O intervalo médio entre a última quimioterapia e o óbito dos pacientes foi de 45 dias, com variações significativas entre os casos, e entre a solicitação de parecer e o óbito dos mesmos foi de 11,8 dias.
Conclusão/Considerações finais
O estudo identificou uma taxa importante de pacientes que realizaram quimioterapia paliativa, ilustrando a necessidade de discussão aprofundada de sua indicação e benefício. O intervalo médio de 45 dias entre a última quimioterapia e o óbito ressalta a importância de um planejamento terapêutico integrado. Ainda, o intervalo de menos de doze dias entre a solicitação de parecer e o óbito ilustra a inserção tardia da abordagem nos pacientes oncológicos terminais.
Referências
Ladeira Tatiane, Grincenkov Fabiane. Relação entre a saúde mental de pacientes com câncer avançado em quimioterapia paliativa e seus familiares cuidadores. CES Psicol. 2020 Aug; 13(2): 1-17.
Palavras Chave
Quimioterapia; óbito; Cuidados Paliativos
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Autores
MIKAELE NALA COSTA DOS SANTOS, JOÃO GUILHERME SOUZA MOTA, ANA CAROLINA SILVA ROCHA, JOÃO BATISTA SANTOS GARCIA, THIAGO ALVES RODRIGUES, ISABELA MARINHO DA CUNHA