Dados do Trabalho
Título
SEDAÇAO PALIATIVA EM PACIENTES ONCOLOGICOS EM UM HOSPITAL PUBLICO: ANALISE RETROSPECTIVA
Introdução
A sedação paliativa é uma conduta médica definida como uso de medicações que reduzem o nível de consciência dos pacientes que estão com uma doença em estágio avançado e se encontram em processo ativo de morte, objetivando alívio de sintomas considerados refratários. Consideram-se sintomas refratários aqueles que ainda causam desconforto após terem sido esgotadas todas as outras opções de tratamento de toda a equipe multidisciplinar. A tomada de decisão acerca dessa intervenção exige a colaboração fundamental da equipe para definir que é a opção necessária e assegurar um manejo mais eficaz dos sintomas físicos e emocionais.
Objetivo e Método
Avaliar a frequência da utilização da sedação paliativa em uma enfermaria de pacientes com câncer. Trata-se de um estudo descritivo, observacional, quantitativo e retrospectivo de prontuários eletrônicos de um hospital da rede pública, entre o período de 2022 e 2023. A amostra é composta por 213 prontuários de pacientes que foram a óbito nos leitos destinados a cuidados paliativos e oncologia clínica(enfermaria mista).
Resultados
Dentre os 213 prontuários analisados, 198 pacientes (92%) tiveram acompanhamento da equipe de cuidados paliativos, enquanto 15 (7%) faleceram sem essa solicitação, sob cuidados da oncologia clínica. Em relação à sedação paliativa, 44 pacientes (20,6%) receberam essa intervenção, enquanto 169 pacientes (79,3%) não foram sedados. Todos os que foram sedados estavam sob cuidados da equipe de paliativos. Não foi possível analisar precisamente as indicações, mas a maioria dos prontuários (55%) citavam o sofrimento emocional intenso.
Conclusão/Considerações finais
O estudo identificou que a sedação paliativa foi aplicada a uma minoria dos pacientes sob cuidados paliativos, mostrando rigor na indicação desta conduta. O sofrimento psíquico apareceu como indicador importante, o que gera uma reflexão sobre a qualidade emocional e espiritual do final de vida.
Referências
Menezes MS, Figueiredo MDGMDCA. The role of end-of-life palliative sedation: medical and ethical aspects - Review. Braz J Anesthesiol. 2019 Jan-Feb;69(1):72-77.
Palavras Chave
Sedação paliativa; óbito; Oncologia
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Autores
MIKAELE NALA COSTA DOS SANTOS, MARCEL PORTELA SILVA MATTEUCCI, ISABELLE NUNES COSTA, ERIK VICTOR DA SILVA ALVES, JOÃO BATISTA SANTOS GARCIA, THIAGO ALVES RODRIGUES