Dados do Trabalho
Título
ACUPUNTURA E FISIOTERAPIA NO CUIDADO PALIATIVO DO PACIENTE ONCOLOGICO VETERINARIO
Apresentação do caso
Um cão em quimioterapia, macho, 8 anos, 34.5kg, com suspeita de neuropatia periférica induzida por uso de VINCRISTINA, em paresia não ambulatória há 2 meses e dor severa à palpação nas regiões lombar e coxofemoral. Havia feito uso de medicações analgésicas sem melhora. Na primeira sessão, em Out/22, foi realizada acupuntura para analgesia local e os tutores foram orientados sobre o uso de peitoral e tipoia para suporte na locomoção.
Foram feitas sessões semanais de acupuntura até o fim do ciclo de quimioterapia, em Dez/22, quando iniciou exercícios de fisioterapia, incluindo alongamento, sensibilidade tátil, isometria e marcha com obstáculos; realizados na parte externa da casa, com petiscos como recompensa, a fim de tornar o momento lúdico e interessante. Os exercícios começaram assistidos e após 12 sessões o cão recuperou a autonomia, sendo capaz de levantar, deitar, caminhar, subir e descer degraus, urinar e defecar sem auxílio dos tutores.
Em Jul/23, houve recidiva do câncer, que não respondeu à quimioterapia. As sessões semanais de acupuntura e fisioterapia foram mantidas e o cão manteve-se bem, com autonomia de locomoção até o dia do óbito, em Ago/23.
Discussão
O cão foi encaminhado para o cuidado paliativo somente quando o tratamento farmacológico mostrou-se pouco eficiente para o controle da dor. O animal estava há 2 meses em paresia, o que agravou a sarcopenia. A acupuntura trouxe melhoras visíveis já nas primeiras sessões: houve redução da sensibilidade à palpação, maior interesse do animal em alimentar-se e maior interação com a família.
Interações positivas, atividade física, comportamento lúdico e reforço do vínculo da família com o animal mostraram-se igualmente importantes no controle da dor. Foi possível entender o contexto familiar e o que consideravam bem estar e sofrimento.
Para os tutores, a melhora da qualidade de vida estava diretamente ligada à autonomia de locomoção. As sessões de acupuntura e fisioterapia trouxeram resultados positivos semanais, com a evolução percebida por eles com alegria e entusiasmo, mesmo quando houve a recidiva do câncer, não responsiva ao tratamento de cura.
Considerações finais
As sessões de acupuntura e fisioterapia mostraram-se eficientes no controle da dor, promoveram a qualidade de vida do animal, trouxeram acolhimento e alívio ao sofrimento familiar.
Referências:
1.2022 IAAHPC Animal hospice and palliative care guidelines (bit.ly/IAAHPC22)
2.Diretrizes da WSAVA de 2022 para reconhecimento, avaliação e tratamento de dor. (bit.ly/WSAVA22)
Palavras Chave
MEDICINA VETERINÁRIA; Câncer; Alívio da dor
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Instituições
Universidade do Vale do Paraíba - São Paulo - Brasil
Autores
LIGIA MENDES SANTOS, GUSTAVO FERNANDES GRILLO, TAMIRES ELLEN CARAÇA