X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

INTERCORRENCIAS ONCOLOGICAS E INTERNAÇAO HOSPITALAR: O PAPEL DA COMUNICAÇAO INTERPROFISSIONAL NO BOLETIM MEDICO

Introdução

As intercorrências oncológicas são caracterizadas por reações e condições durante o tratamento oncológico que possam ascender a sintomas desagradáveis e morte. Por vezes, é necessária a intervenção em saúde à nível hospitalar, fator que pode culminar em angústia e sofrimento para a família e paciente.

Objetivo e Método

Objetiva-se relatar experiência no setor de intercorrências oncológicas e suscitar reflexões acerca dos efeitos da comunicação em interconsulta no momento de boletim médico (BM).
O estudo se configura enquanto um relato de experiência de equipe interprofissional em Unidade de Intercorrência do Câncer, de caráter qualitativo e descritivo. Para isso, a discussão teórico-prática será alicerçada através de publicações relacionadas ao tema, por meio das bases de dados BVS, PUBMED, Lilacs, Scielo e outros materiais amplamente difundidos na comunidade de estudos em Cuidados Paliativos e Comunicação.

Resultados

Analisar de forma cuidadosa sobre o impacto de uma intercorrência aguda e da terapêutica proposta é o ponto inicial na organização e alinhamento da equipe de saúde, bem como promover informação e orientações no cuidado compartilhado para que a tomada de decisão seja baseada na apropriação, clareza e acessibilidade. Nesse cenário, o papel da comunicação interprofissional se mostrou essencial no manejo relacional diante de dúvidas, angústia, mudanças na dinâmica sociofamiliar e fatores estressores que possam promover ruídos e prejuízos. Percebemos, a partir da proposta do BM conjunto, um movimento de co-responsabilidade, diminuição da angústia associada a comunicações truncadas, maior integração da equipe e estreitamento do vínculo de confiança com a tríade família-paciente-equipe.

Conclusão/Considerações finais

A presença de mais de um membro da equipe multiprofissional nos momentos de BM possibilita que ocorra uma comunicação mais horizontal, acessível e empática, na medida que o olhar interseccional promove maior apropriação e segurança para os familiares e equipe de saúde. Foi percebida a importância de maior integração nas equipes de saúde quando a temática é comunicação em situações de intercorrências oncológicas.

Referências

INCA - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. ABC do câncer: abordagens básicas para o controle do câncer / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva; organização Mario Jorge Sobreira da Silva. – 5. ed. rev. atual. ampl. – Rio de Janeiro: Inca, 2019. 111 p.
Frota, Mirna Albuquerque; Silveira, Vanessa Gomes; Bandeira, Juliana Maria de Mesquita; Damasceno, Ana Fátima Oliveira; Ladim, Fátima Luna Pinheiro. Understanding of the caregiver of children with cancer over the handling and complications. Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 14(160): 475-479, set. 2011.
Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Manual de cuidados paliativos / Maria Perez Soares D’Alessandro (ed.) ... [et al.]. – 2. ed. São Paulo: Hospital Sírio-Libanês; Ministério da Saúde, 2023. 424p.
Geddie, Patricia I. PhD, APRN, AOCNS®, FCNS; Loerzel, Victoria W. PhD, RN, FAAN .Percepções de pacientes adultos com câncer sobre fatores que influenciam as internações hospitalares. Enfermeiro Especialista Clínico 38(3):p 122-130, 5/6 2024. Disponível em:
Martin, A. et al. Palliative care integration and end-of-life care intensity for patients with NSCLC. Lung Cancer, Volume 192, 107800. Disponível em:
SOUZA, F. N. de; SILVA, V. G. da; SILVA, A. S. da. Factors associated with emergency room visit or hospitalization in care oncology home care: an integrative review /Fatores associados à visita à emergência ou hospitalização em cuidados paliativos oncológicos domiciliares: uma revisão integrativa. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, Rio de Janeiro, Brasil, v. 15, p. e–12000, 2023.

Palavras Chave

comunicação em saúde; interdisciplinaridade; cuidado paliativo hospitalar

Área

Modalidades de atendimento

Autores

KARINA MARINHO SILVEIRA, DÉBORAH BRITO DE OLIVEIRA, ARTHUR LIMEIRA LIMA LEITE, RURICK CHUMACERO VANDERLEI, ANA KELVIA OLIVEIRA RODRIGUES PONTES