X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

PERSPECTIVA DE CUIDADOS DA POPULAÇAO LGBT+ EM CUIDADOS PALIATIVOS: O OLHAR ATRAVES DO ARCO-IRIS

Introdução

O aumento de doenças crônicas, progressivas e ameaçadoras de vida está associado à sobrevida da população, resultando na necessidade de indicação aos Cuidados Paliativos, definido como a assistência aos pacientes que vivenciam doenças que ameacem a vida, e aos seus familiares, por meio da prevenção e alívio dos sintomas físicos, psicossociais e espirituais. Estudos apontam que pessoas socialmente marginalizadas possuem menos acesso aos cuidados de fim de vida, bem como evidenciam que as pessoas LGBT+ têm maior incidência de doenças que ameaçam a vida devido às barreiras de acesso aos serviços de saúde, assim como discriminção e LGBTfobia. Considerando a multidimensionalidade da assistência em Cuidados Paliativos, questões como identidade de gênero e orientação sexual são aspectos fundamentais a serem abordados para garantir a integralidade do cuidado. Todavia, há poucas publicações sobre o assunto.

Objetivo e Método

Objetivo: Compreender a perspectiva dos pacientes LGBT+ sobre a assistência em Cuidados Paliativos; explorar sua experiência durante tal acompanhamento; mapear demandas vivenciadas pela amostra neste contexto.
Método: Estudo de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, delineado através de uma entrevista semiestruturada para a compreensão dos aspectos que envolvem a experiência das pessoas LGBT+ atendidas pelos Cuidados Paliativos. Para análise de dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, pautada no modelo stress de minorias. Aprovado pelo Comitê Ética da Instituição - CAAE nº 70651023.4.0000.0068

Resultados

Experiências de stress relacionadas à orientação sexual, moldaram a experiência desses pacientes resultando em isolamento, falta de sentimento de pertença a grupos e sofrimento psicológico, além dos impactos do próprio adoecimento. Também foram encontrados pontos de vista diversos acerca do assunto diversidade sexual e de gênero. Os dados revelaram uma percepção positiva e efetiva acerca da assistência oferecida pelos Cuidados Palia aos pacientes LGBT+ com doenças ameaçadoras à vida.

Conclusão/Considerações finais

É de suma importância que os profissionais de saúde insiram em seus protocolos de atendimento a coleta de dados referente à orientação sexual e identidade de gênero, para melhor atender suas demandas específicas. Dado o exposto, espera-se que a pesquisa facilite a compreensão das experiências, vulnerabilidades e especificidades das pessoas LGBT+ em Cuidados Paliativos. Além disso, considera-se fundamental o investimento em produções acadêmicas que abordem essa temática.

Referências

MEYER, Ilan H. Prejudice, social stress, and mental health in lesbian, gay, and bisexual populations: conceptual issues and research evidence. Psychological bulletin, v. 129, n. 5, p. 674, 2003.
HERCOWITZ, Andrea(Ed.) Saúde LGBTQIA+: Práticas de cuidado transdisciplinar Manole, 2021.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Pessoas LGBTQIA+; Minorias Sexuais e de Gênero

Área

Populações

Instituições

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - SP - São Paulo - Brasil

Autores

LUANA FERREIRA DE SOUZA FONSECA, MARIANA AGUIAR BEZERRA, ALICE FERREIRA ALVES, ANA BEATRIZ BRANDAO DOS SANTOS, RICARDO TAVARES DE CARVALHO