Dados do Trabalho
Título
A CONSTRUÇAO DE UMA POS-GRADUAÇAO EM CUIDADOS PALIATIVOS MULTIPROFISSIONAL NA REGIAO NORDESTE
Introdução
Os cuidados paliativos (CP) têm ganhado crescente reconhecimento como uma abordagem essencial para melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam doenças ameaçadoras da vida. No entanto, o desenvolvimento e a oferta de programas educacionais específicos para formar profissionais qualificados nesta área ainda são desafiadores, especialmente no contexto multiprofissional.
Objetivo e Método
Este trabalho tem como objetivo abordar os aspectos fundamentais para a implantação de uma pós-graduação em CP multiprofissional.
Se configura enquanto um relato de experiência de base qualitativa e descritiva sobre a construção de uma Pós-graduação em Cuidados Paliativos Multiprofissional na região nordeste.
Resultados
A formação profissional em saúde vem adequando estratégias curriculares para tornar o cuidado especializado e com maior apropriação e domínio teórico-clínico-prático na integração de saberes interdisciplinares, a considerar a complexidade dos CP. A complexidade dos CP exige a integração de diversas disciplinas da saúde e saberes biopsicossociais e espirituais. A abordagem multiprofissional permite que o cuidado seja holístico e um programa formativo que reúna profissionais das diferentes áreas pode promover um entendimento comum e um trabalho colaborativo mais eficaz, integrativo e essencial para a prestação de cuidados de qualidade. Os desafios observados na implantação do Programa Multiprofissional incluem: a gestão de currículo integrado, equilíbrio entre Teoria e Prática, reconhecimento e credenciamento, sensibilização e demanda e a necessidade de formação específica nessa área. A criação de uma demanda adequada para o programa depende de estratégias eficazes de comunicação e divulgação.
Conclusão/Considerações finais
A implantação de uma pós-graduação em CP multiprofissional é uma iniciativa essencial para o avanço desta área no Brasil e no mundo. Embora enfrente desafios significativos, o sucesso de um programa desse tipo pode resultar em melhorias substanciais na qualidade dos cuidados oferecidos a pacientes em estado crítico, promovendo um trabalho mais integrado e colaborativo entre as diversas áreas da saúde, bem como seu desenvolvimento técnico-científico. Com planejamento cauteloso, parcerias estratégicas e dedicação à formação de profissionais qualificados, é possível transformar a educação em CP e, consequentemente, a vida dos pacientes e suas famílias.
Referências
PEREIRA, L. M.; ANDRADE, S. M. O. DE .; THEOBALD, M. R.. Cuidados paliativos: desafios para o ensino em saúde. Revista Bioética, v. 30, n. 1, p. 149–161, jan. 2022.
Palavras Chave
Pós-graduação; Cuidados Paliativos; multiprofissional
Área
Outras áreas
Autores
THAIS LANE DE SOUSA SILVA, THAMIRES RIBEIRO MONTEIRO, GLENDHA MOREIRA DE LIMA, LETICIA ELLEN VIEIRA ROCHA, KARINA MARINHO SILVEIRA