Dados do Trabalho
Título
DIFUNDINDO CUIDADOS PALIATIVOS NA ATENÇAO PRIMARIA: AVALIAÇAO DE BREVE CAPACITAÇAO TEORICA EM MEDICOS ATUANTES DO SUS NA REGIAO SUL DE SAO PAULO
Introdução
O conhecimento geral sobre Cuidados Paliativos(CP) entre os profissionais da saúde é limitado. A Atenção Primária em Saúde(APS) deve ser a principal atuante em CP para benefício do paciente e dos resultados de saúde. O médico de família é fator chave para adentrar CP de qualidade na comunidade. Para ofertar CP de qualidade é crucial a capacitação técnica dos médicos e outros profissionais. CP na APS é deficitário e esses profissionais necessitam de capacitação.
Objetivo e Método
O objetivo principal é analisar o nível de conhecimento teórico básico em CP de médicos atuantes na APS.
Os objetivos específicos são realizar breve capacitação considerando aspectos de conhecimento técnico em CP, comparar o desempenho antes e depois do treinamento, conhecer o perfil da amostra selecionada, avaliar o déficit de formação básica em CP e sensibilizar a amostra quanto à importância do tema abordado.
Trata-se de um estudo observacional descritivo transversal realizado em amostra de trinta médicos atuantes da APS do Sistema Único de Saúde (SUS) na região de Santo Amaro e Cidade Ademar, território da região Sul do município de São Paulo, mediante questionário próprio, confidencial e anônimo, autoadministrado, em três fases de aplicação: antes e imediatamente após capacitação por aula teórica expositiva sobre CP, subsequentemente três meses após capacitação.
Todos os dados obtidos foram submetidos a análise estatística, com ênfase para a análise do desempenho da taxa de assertividade no questionário, comparando a evolução dos resultados pelo Teste de McNemar.
Resultados
A amostra é relativamente jovem, predominantemente do sexo feminino, formação majoritária em instituições privadas. 68,2% afirmaram nunca ter aplicado CP na APS. Os dados obtidos apontam aumento significativo no índice de acertos entre os períodos pré e imediatamente pós-intervenção. No entanto, após 90 dias, os acertos reduziram-se. As diferenças nas respostas entre os três momentos são estatisticamente significativas. A maioria respondeu que, direta ou indiretamente, pacientes de alguma forma são beneficiados com esse momento educacional.
Conclusão/Considerações finais
O momento educacional teve impacto significativo no desempenho dos participantes no questionário sobre Cuidados Paliativos. No entanto, após 90 dias, houve uma diminuição na retenção do conhecimento. Destacando a urgente necessidade de treinamentos em CP e indicando grande potencial para a criação de programas robustos que transformem e aprimorem profundamente a prática clínica e o cuidado aos pacientes.
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Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Atenção Primária em Saúde; Ensino
Área
Outras áreas
Instituições
Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
LETICIA PACCHIONI FELIX QUEIROZ, MARIA ALICE IDE OGASAWARA MARQUES, LORENA MIRANDA AGRIZZI