Dados do Trabalho
Título
DESAFIOS E APRENDIZADOS EM CUIDADOS PALIATIVOS DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EXTENSIONISTAS: A UNIRIO NA FAVELA COMPASSIVA
Apresentação do caso
A fim de ampliar o acesso aos cuidados paliativos (CP) para pessoas vulneradas socialmente, surge a Comunidade Compassiva nas favelas da Rocinha e do Vidigal, hoje chamada Associação Favela Compassiva (AFC) no Rio de Janeiro. As atividades da AFC incluem a elegibilidade para CP, realização de visitas domiciliares (VDs) mensais, monitoramento por teleatendimento e manejo de sintomas. Em parceria com a AFC, através da extensão universitária, estudantes de medicina da UNIRIO têm a oportunidade atuar nesta realidade se inserindo nas equipes multidisciplinares, contribuindo na assistência aos pacientes em CP e assim surge a UNIRIO na Favela Compassiva (UNFC). OBJETIVO: Relatar a experiência da UNFC na imersão dos acadêmicos de medicina na promoção dos CP para populações vulneradas, ampliando a compreensão prática dos cuidados paliativos, um tema não suficientemente explorado durante a formação médica.
Discussão
Os alunos foram alocados nas equipes multidisciplinares que atuam na AFC. Além de participarem das VDs, puderam participar da implementação da tecnologia do prontuário compassivo, uma iniciativa de inovação em saúde e empreendedorismo. Posteriormente, os estudantes foram responsáveis pelo treinamento e auxílio dos demais profissionais na implantação da tecnologia, o que contribuiu para exercitar o olhar sobre educação e treinamento em saúde. Outras atividades desenvolvidas consistiram na organização de insumos, como medicamentos, suplementos, materiais de curativos, sondas vesicais, entre outros, ampliando a visão sobre a gestão em saúde, sobretudo sobre recursos materiais, infraestrutura e logística que o cuidado requer. Outra frente de trabalho é a produção semanal de conteúdo para as mídias sociais onde posts informativos sobre cuidados paliativos são publicados em colaboração com extensionistas de outras universidades que participam do projeto, o que proporciona leitura científica e adequação do conteúdo para o público leigo, desenvolvimento da criatividade, habilidades em informática e troca de conhecimentos com estudantes de diferentes cursos de graduação e universidades.
Considerações finais
UNFC tem sido um exemplo de como a extensão universitária é capaz de impactar positivamente a formação médica, contribuindo para o aprendizado em CP e na promoção do cuidado biopsicossocioespiritual. Observa-se ainda o desenvolvimento de soft skills como empatia para com pessoas vulneradas, inteligência emocional, trabalho em equipe e gestão de conflitos, entre outros.
Palavras Chave
Educação Médica; Cuidados Paliativos; comunidade compassiva
Área
Populações
Autores
MARIA ANGÉLICA APARECIDA CARDOSO FREIRE LEAL, MAYRA GABRIELA MENDES GALVÃO, SANDY BORGES DE AGUIAR, VITOR MOULIN TEIXEIRA, SIMONE COTRIM CERQUEIRA PINTO, MARIA GEFÉ ROSA MESQUITA