Dados do Trabalho
Título
UNIDADE DE CUIDADOS PROLONGADOS PEDIATRICA EM UM HOSPITAL DE REFERENCIA NO CEARA: RELATO DE EXPERIENCIA
Introdução
Introdução: Os Cuidados Paliativos Pediátricos (CPP) são uma colaboração interdisciplinar que visa melhorar a qualidade de vida de todas as crianças e adolescentes que apresentam condições que limitam ou ameaçam a vida. Ele se concentra na prevenção e no alívio do sofrimento, independentemente do estágio da doença e aborda de forma abrangente as necessidades físicas, psicossociais e espirituais do paciente e de seus responsáveis. A Portaria nº 2809/2012, estabelece a organização das Unidades de Cuidados Prolongados (UCP) como retaguarda à Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) e demais Redes Temáticas de Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
Objetivo e Método
Objetivo: Descrever a experiência de um serviço de UCP em um hospital terciário pediátrico de referência. Método: Estudo descritivo de uma experiência do início de um serviço, visando a contribuir para a área de atuação e para outros profissionais da área.
Resultados
Resultados: A instituição hospitalar possui uma comissão de CPP desde 2019, mas diante da alta complexidade hospitalar, muitas internações possuem permanência prolongada devido complicações clínicas e sociais. A UCP foi inaugurada em setembro de 2022, com uma equipe fixa e integrada com sete categorias profissionais da área da saúde, com objetivo de resolução de pendências junto às especialidades do serviço terciário do estado, treinamento dos cuidadores diante do novo status funcional das crianças e dependência de dispositivos e resolução das pendências sociais para a alta hospitalar segura. Quando a alta não fosse possível, o plano de cuidados junto a comissão de cuidado paliativo era definido e os cuidados de fim de vida seriam oferecidos dentro da unidade, individualizando cada caso. Desde a inauguração até junho de 2024, foram realizadas 334 admissões, contando com 155 altas hospitalares e 20 óbitos. Mais de 50% dos pacientes admitidos eram provenientes de municípios do interior do Estado. Todos os óbitos ocorreram com planejamento antecipado de cuidado com o manejo de sintomas na unidade.
Conclusão/Considerações finais
Considerações finais: A construção de um espaço específico para crianças e adolescentes com condição crônica complexa contribui com o aumento da qualidade da assistência, priorizando as práticas do cuidado paliativo e do atendimento centrado no melhor interesse do menor. Julga-se necessário existir uma equipe multidisciplinar habilitada a este cuidado e a promoção de um ambiente acolhedor e humanizado.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.809, de 7 de dezembro de 2012. Estabelece a organização dos Cuidados Prolongados para retaguarda à Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) e às demais Redes Temáticas de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 10 dez. 2012.
Palavras Chave
cuidado paliativo hospitalar; Cuidados Paliativos Pediátricos; CONDIÇÕES CRÔNICO-COMPLEXAS
Área
Modalidades de atendimento
Instituições
HOSPITAL INFANTIL ALBERT SABIN - Ceará - Brasil
Autores
CINARA CARNEIRO NEVES, ROBERTA KELLY BARBOSA COSTA, REBECA SILVESTRE CHAVES SILVA, ALEXIA JADE MACHADO SOUSA