Dados do Trabalho
Título
CUIDADOS PALIATIVOS E UNIDADE DE REFERENCIA A SAUDE DO IDOSO: IDENTIFICANDO POTENCIALIDADES
Introdução
Introdução: O envelhecimento é acompanhado de perdas progressivas de função e de papéis sociais, além do desenvolvimento de problemas de saúde complexos.
Objetivo e Método
Objetivo: Avaliar o impacto na Qualidade de Vida de idosos atendidos em uma Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) na cidade de São Paulo.
Método Coorte prospectiva. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o CAAE: 5.788.212. A coleta de dados ocorreu de janeiro de 2023 a junho de 2024. Os indivíduos foram avaliados duas vezes, com intervalo de seis meses, utilizando a escala WHOQOL-Old/ WHOQOL-Bref desenvolvida para avaliar a qualidade de vida de pessoas idosas.3 Foram classificados utilizando a ferramenta SPICT-Br para identificação de necessidade de suporte em Cuidados Paliativos (CP).
Resultados
Resultados: Foram incluídos no estudo 64 participantes, com idade média de 76 anos. Destes, 24 (37,4%) foram classificados com necessidade de suporte em CP.
Em seis meses, os 24 indivíduos apresentaram piora nos domínios físico (0,85 pontos) e social (0,32 pontos) na WHOQOL-Bref. Em contrapartida , apresentaram melhora nos domínios participação social (0,64 pontos) na WHOQOL-Old e psicológico (0,77 pontos) na WHOQOL-Bref. Ainda, apresentaram piora no domínio morte e morrer (0,17 pontos), enquanto o restante da amostra que não apresenta necessidade de suporte em CP, apresentou melhora.
Conclusão/Considerações finais
Considerações finais: O envelhecimento é uma fase com declínios inexoráveis e com maior prevalência de doenças graves e ameaçadoras da vida. Portanto, é premente considerar que serviços especializados em atender essa população sejam capacitados para atender necessidades em Cuidados Paliativos. É importante a reflexão sobre qualidade de vida de pessoas com necessidades em CP para além do processo de adoecimento e controle de sintomas físicos. Mapear espaços de cuidado como a URSI, identificando lacunas e promovendo a capacitação necessária, mas principalmente, reconhecendo as potencialidades na rede de atenção à saúde já existente, pode ser um bom caminho para a oferta de CP a todos os que precisam.
Referências
Tratado de Geriatria e Gerontologia. Freitas, E.V.; Py, L.; Neri, A. L.; Cançado, F. A.X.C.; Gorzoni, M.L.; Doll, J. 4ª. Edição. Grupo Editorial Nacional (GEN), 2016.
WHOQOL GROUP. The World Health Organization Quality of Life Assessment (WHOQOL): Position paper from the World Health Organization. Social Scienceand Medicine, Oxford, v. 41, n. 10, p. 1403-1409, nov. 1995.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; IDOSOS; Qualidade de Vida
Área
Modalidades de atendimento
Autores
MARIANA BENDINE GASTALDI, ISADORA CARDOSO SALLES FILA PECENIN, FLÁVIA HORTA HUNGRIA, RICARDO TAVARES DE CARVALHO