X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

A IMPORTANCIA DA CAPACITAÇAO DE AGENTES COMUNITARIOS DE SAUDE PARA USO DA FERRAMENTA SPICT COMO FORMA DE IDENTIFICAÇAO E CARACTERIZAÇAO DE PACIENTES ELEGIVEIS PARA CUIDADOS PALIATIVOS NA ATENÇAO PRIMARIA A SAUDE

Introdução

No Brasil, os cuidados paliativos vêm crescendo e ganhando notoriedade devido à transição demográfica e epidemiológica, caracterizada pelo aumento da população adulta e idosa e, consequentemente, por mudanças nos processos clínicos de identificação de pacientes que necessitem de cuidados holísticos ou que encontram-se em intenso sofrimento relacionado à saúde, proveniente de doenças graves, especialmente para indivíduos que estão no final da vida. Diante disso, os cuidados paliativos surgem como uma abordagem que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares em situações de doenças que ameaçam a vida, mas ainda encontram obstáculos na identificação dos indivíduos que demandam dessa assistência. Nesse sentido, a atenção primária à saúde (APS), tem sido considerada o melhor nível de assistência à saúde para a prestação e coordenação dos cuidados paliativos, em especial, os agentes comunitários de saúde devido a sua proximidade e vínculo junto à comunidade. Com isso, o uso da ferramenta SPICT auxiliará esses profissionais a identificar a população que necessita de abordagem mais específica, além de real dimensão do problema, buscando assim soluções para a demanda de cada paciente.

Objetivo e Método

Habilitar os agentes comunitários de saúde na utilização adequada e consequente identificação de pacientes que necessitem de cuidados paliativos na população adscrita. Método: Realização de encontros com aulas expositivas e exemplificativas junto à equipe de agentes comunitários de saúde, capacitando-os para aplicação da ferramenta SPICT junto à comunidade.

Resultados

Espera-se, com isso, reconhecer os pacientes que necessitam de cuidados paliativos, uma vez que sem uma identificação adequada, não é possível estabelecer uma política de saúde pública adequada para o Brasil buscando a integração do cuidado paliativo em todos os níveis de atenção à saúde.

Conclusão/Considerações finais

Considerando o exposto, torna-se relevante a capacitação dos agentes comunitários de saúde, a fim de cooperar para o planejamento e a elaboração de ações que contribuam para superar os desafios de identificação e caracterização dos pacientes que demandam de cuidados paliativos.

Referências

______. Secretaria Municipal de Saúde. Cuidados Paliativos na Atenção Primária à Saúde: Orientações para Agentes Comunitários De Saúde. Rio de Janeiro, 2024.. Disponível em: . Acesso em: 13 de setembro de 2024.

UNIVERSITY OF EDINBURGH. Supportive and palliative care indicators tool (SPICT), 2020. SPICT-BR: Supportive and Palliative Care Indicators Tool (Brazilian version). Disponível em: . Acesso em: 13 de setembro de 2024.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; SPICT; Atenção Primária à Saúde

Área

Outras áreas

Instituições

Unichristus - Ceará - Brasil

Autores

LARA RIBEIRO SANTIAGO FREITAS, CAMILLA COSTA SALLEM, ANA LUIZA PINHEIRO CAMPÊLO, YANNA CLARISSE FONTENELE COSTA RIBEIRO, RENATA SAMPAIO HOLANDA CAVALCANTE, MARISSA PRUDENTE PINHEIRO GUIZARDI