Dados do Trabalho
Título
VIVÊNCIAS DO PROFISSIONAL ASSISTENTE SOCIAL NAS INTERVENÇÕES JUNTO AOS PACIENTES E FAMILIARES CUIDADORES EM CUIDADOS PALIATIVOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO
Apresentação do caso
Introdução: A atuação em cuidados paliativos para o Assistente Social, que envolve suporte emocional, social e prático continua sendo uma área desafiadora. O profissional desempenha vários papeis importantes na equipe, conforme preconiza a Política Nacional de Cuidados Paliativos no âmbito do Sistema único de Saúde, destaco aqui dois papeis fundamentais. No primeiro é garantir que o contexto familiar deve ser sempre considerado para que o planejamento das ações possa ser traçado dentro de um contexto macro. No segundo, é que somos primordiais na resolução de conflitos entre instituição, família e equipe multidisciplinar, considerado assim, um profissional mediador. Objetivo: Descrever narrativas do profissional Assistente Social, considerando suas vivências, inserido no ambulatório de Oncologia num Hospital Público. Método: Trata-se de um estudo descritivo, na modalidade de relato de experiência no período de inserção na equipe de cuidados paliativos e ambulatório de oncologia no ano de 2024. Resultados: Em média, são atendidos semanalmente no Serviço Social do ambulatório de oncologia 10 a 30 pacientes, com média de idade 40 a 77 anos de idade, com distribuição parcialmente semelhante entre homens e mulheres, com ensino fundamental incompleto, com renda de 1 a 3 salários-mínimos. Foram analisados o diagnóstico clínico, tratamentos anteriores (radioterapia, quimioterapia e cirurgia), presença de comorbidades, como metástases, hipertensão arterial, diabetes mellitus.
Discussão
O Assistente Social na equipe cuidados paliativos e especificamente no ambulatório de Oncologia, tem papel de destaque, sendo este profissional fundamental para proporcionar cuidados abrangentes que envolvem necessidades sociais, acesso a recursos, Planejamento dos cuidados e defesa dos direitos e encaminhamentos diversos: à rede de proteção e equipamentos socioassistenciais, judiciário e previdência social.
Considerações finais
A experiência na equipe de Cuidados Paliativos e no ambulatório de Oncologia traz um olhar diferenciado no cuidado ao paciente e familiares. O Assistente Social desempenha um papel fundamental, trazendo sua expertise quando se fala em expressões da Questão Social, garantindo que a família possa estar inserida num contexto de proteção social, destacando que a intervenção desse profissional é uma expressão concreta do compromisso ético-político do Serviço Social, trazendo um modelo de atenção qualitativa.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; saúde; Assistente Social
Área
Outras áreas
Instituições
HOSPITAL UNIVERSITARIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - Piauí - Brasil
Autores
ODAILMA DOS SANTOS ARAGÃO, JOANA DARC LIMA SILVA