X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

CONSEQUENCIAS DA SINDROME POS-CUIDADOS INTENSIVOS EM PACIENTES ADULTOS EM CUIDADOS PALIATIVOS

Introdução

A Post Intensive Care Syndrome (PICS) é compreendida como uma síndrome que causa alterações físicas, psiquiátricas e cognitivas que estabelecem interação com a redução da qualidade de vida do paciente. Nessa perspectiva, diversos fatores contribuem para o estabelecimento da PICS, principalmente tratando-se de pacientes em paliação.

Objetivo e Método

Identificar as consequências físicas, psicológicas e cognitivas relacionadas à PICS em adultos em Cuidados Paliativos (CP). Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, sendo incluídos artigos, publicados nos idiomas inglês, português e espanhol, relacionados à temática de investigação e sem delimitação de recorte temporal. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases eletrônicas de dados Web of Science (WOS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PubMed), e Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde via BVS (LILACS). A estratégia de busca foi realizada com os seguintes termos “Síndrome de Cuidados Pós-Intensivos”, “Cuidados Paliativos” e “Reabilitação”. Realizou-se, inicialmente, a leitura do título e resumo e, em seguida, a leitura do texto completo.

Resultados

Foram encontrados cinco estudos e dentre esses apenas três atenderam ao objetivo e compuseram o corpo de pesquisa. A carga de sintomas nos pacientes em CP que sobreviveram a uma doença crítica é apontada nos relatórios contemporâneos sobre a sintomatologia da PICS. Nesse ínterim, as principais consequências físicas descritas são dor, fadiga significativa e distúrbios do sono. Em relação as psicológicas, destacam-se a depressão, ansiedade e ataques de pânico. Além disso, os estudos demonstram que os pacientes também são afetados com problemas de concentração e de memória, no aspecto cognitivo, decorrente da PICS. Ainda, vale ressaltar que além dessas consequências relatadas, há o endossamento significativo dos sintomas prévios à doença crítica nos pacientes em CP, assim como sentimentos contínuos de perda e espiritualidade abalada, sentimento de fardo para familiares, decorrente da mudança de papéis, atenuando ainda mais as consequências supracitadas.

Conclusão/Considerações finais

Dor, fadiga significativa, distúrbios do sono, depressão, ansiedade, ataques de pânico, problemas de concentração e de memória, são algumas das consequências da síndrome, principalmente em pacientes em paliação, que acabam tendo maior impacto dos sintomas devido à sua condição prévia.

Referências

EATON, T. L. et al. Examining the need of survivors of critical illness through the lens of palliative care: a qualitative study of survivor experiences. Intensive & Critical Care Nursing, v. 75, 2023. DOI: https://doi-org.ez86.periodicos.capes.gov.br/10.1016/j.iccn.2022.103362

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Unidades de terapia intensiva; Enfermagem

Área

Controle de sintomas e qualidade de vida

Instituições

Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Bahia - Brasil

Autores

ANA CAROLAINE DE SOUZA BATISTA, RAÉRCIA DOS SANTOS CARNEIRO, ISABELA DA SILVA, CAREN CERQUEIRA MINA, BRUNA ALICE DE ALCÂNTARA DOS SANTOS, RUDVAL SOUZA DA SILVA