X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

INTERVENÇOES DE ENFERMAGEM PARA PESSOAS EM CUIDADOS PALIATIVOS COM DOR CRONICA: SCOPING REVIEW

Introdução

A dor é conceituada como uma experiência sensitiva e emocional desagradável, abrangendo as mais variadas experiências de dor, sendo válida para dor aguda e crônica, sendo este último um sinal clássico nos pacientes em Cuidados Paliativos (CP). Buscando oferecer um cuidado qualificado, a enfermeira lança mão de intervenções de enfermagem (IE) e teorias a exemplo da Teoria dos Sintomas Desagradáveis (TSD) que visa o alívio dos sintomas.

Objetivo e Método

Mapear e sumarizar as IE no manejo da dor crônica em adultos e idosos em CP. Trata-se de uma Scoping Review, seguindo as recomendações propostas pelo Joanna Briggs Institute (JBI). O protocolo de revisão de escopo foi registrado na plataforma Open Science Framework. A busca foi realizada nas seguintes bases de dados: MEDLINE via Pubmed, Scopus, Web of Science, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature e National Grey Literature Collection. Foram incluídos estudos disponíveis na íntegra, nos idiomas inglês, português, francês e espanhol, sem recorte temporal. A seleção dos estudos se deu com o auxílio do aplicativo Rayyan, posteriormente organizados em planilhas do Microsoft Office Excel 2016, realizada por dois pesquisadores independentes, utilizando-se do cegamento das informações, e participação de um terceiro revisor com expertise no assunto, para consensualizar as divergências. Para que houvesse a inclusão dos artigos, foi utilizado o método PRISMA. Utilizou-se uma planilha do Excel para a extração dos dados relevantes dos artigos.

Resultados

As intervenções encontradas foram categorizadas conforme a TSD: fisiológicas, psicológicas e situacionais. Não houve a necessidade de aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa. O corpus da revisão constituiu de 15 estudos, com predomínio de participantes adultos, com diagnóstico oncológico, acompanhados no contexto hospitalar. No que tange aos fatores fisiológicos, encontrou-se 39 IE com predomínio de “Administrar medicação para dor”. Nos fatores psicológicos, identificaram-se 37 intervenções, com prevalência de: “Orientar sobre a realização de massagem” e “Escuta ativa”. Quanto aos fatores situacionais, observou-se: “Manter a dignidade e a privacidade” e “Orientar sobre musicoterapia”.

Conclusão/Considerações finais

Nesse sentido, o presente trabalho traz um cluster de possibilidades relacionadas às IE que podem ser utilizadas na prática clínica, sendo possível visualizar a pluralidade do indivíduo que demanda de cuidados.

Referências

RAJA, S. N. et al. The revised International Association fot the Study of Pain definition of pain: concepts, challenges, andcompromises. Pain, v. 161, n. 9, p. 1976-82, 2020. DOI: https://doi.org/10.1097%2Fj.pain.0000000000001939.

AROMATARIS, E.; MUNN, Z. Chapter 1: JBI Systematic Reviews. In: AROMATARIS, E; MUNN, Z. JBI Manual for Evidence Synthesis. 2020. DOI: https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-02.

Palavras Chave

Processo de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Teorias de Enfermagem

Área

Controle de sintomas e qualidade de vida

Instituições

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) - Bahia - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Bahia - Brasil

Autores

RAÉRCIA DOS SANTOS CARNEIRO, ANA CAROLAINE DE SOUZA BATISTA, AILA ROBERTA PASSOS PEREIRA, JOHANN AIRES BONESS, RUDVAL SOUZA DA SILVA, NUNO DAMÁCIO DE CARVALHO FÉLIX