X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

REUNIAO MULTIDISCIPLINAR COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇAO NA ASSISTENCIA DE PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Apresentação do caso

Semanalmente a equipe multidisciplinar do setor de Cuidados Paliativos (CP) de um hospital terciário do nordeste do País se reúne com o objetivo de discutir os casos dos pacientes internados na enfermaria, considerando aspectos físicos, sociais, emocionais e espirituais. A visita inicia com a apresentação da biografia do paciente internado através de aspectos como: qual a rede de apoio, como gosta de ser chamado, preferências de música e alimentação, além de aspectos da espiritualidade, entendendo que os aspectos biopsicossociais interferem diretamente na experiência de doença. Depois de discutidos os aspectos clínicos, as categorias – assistentes sociais, farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas e psicólogos – são convidadas à trazer suas observações em relação ao caso. Após levantados os problemas, os integrantes da equipe multidisciplinar propõem juntos condutas visando um melhor controle de sintoma, realização de atividade significativa, resolução de conflitos familiares ou conspiração do silêncio, a depender da demanda do paciente.

Discussão

Nos princípios dos CP propostos pela Organização Mundial de Saúde está posta a importância da equipe multidisciplinar na identificação das necessidade dos pacientes e familiares para a relização de um cuidado individualizado, assim como é realizada na experiência descrita. Durante as reuniões, foram identificadas demandas como o desejo de uma paciente em fim de vida de visitar a praia, sendo então articulado um passeio terapêutico pela equipe. Apesar do trabalho interprofissional ser descrito desde os primórdios dos CP modernos, ainda se percebe que os serviços priorizam diagnóstico e tratamento em detrimento dos aspectos do sofrimento humano, que comumente se sobressaem na fase final de vida. Como proposta para uma paciente com dor sem controle, mesmo com altas doses de opioides, foi proposta confecção de bolo como atividade significativa, com melhor controle do sintoma.

Considerações finais

Através desse relato, pode-se concluir que a reunião de diversos saberes aumenta o potencial de assertividade na tomada de decisão e implementação de condutas no cenário dos Cuidados Paliativos. Dessa forma, é possível ofertar um cuidado com enfoque na pessoa, porém com a contribuição de diversos olhares, de modo que o paciente seja beneficiado.

BRUERA, Eduardo. Palliative Care Interdisciplinary Teams in Acute Care Hospitals and Cancer Centers: A Job for Sisyphus. Journal of Palliative Medicine 2024 27:8, 976-978.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Abordagem multidisciplinar; Fim de vida

Área

Outras áreas

Instituições

Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - Pernambuco - Brasil

Autores

THATYANA DE OLIVEIRA MARANHÃO CAVALCANTI, JOSENE FERREIRA BATISTA, LILIANE AQUINO DE MOURA MULLER, MARIA EDUDARDA CHAVES DE MENDONÇA GALVÃO, DAVI DE BRITO CAMARA