X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

TERAPIA OCUPACIONAL E A REALIDADE VIRTUAL: UM RECURSO QUE POSSIBILITA REALIZAR SONHOS.

Apresentação do caso

A realidade virtual é um recurso importante na promoção de saúde e em diversos tratamentos; permite experiências realistas que proporcionam a sensação de se transportar para outro ambiente. No geral, pode ser considerada promissora pelo baixo custo e resultados positivos. Seu uso está crescendo entre os terapeutas ocupacionais, nos mais variados contextos e diferentes indicações, inclusive nos hospitais. O presente relato de caso tem por objetivo descrever uma intervenção terapêutico ocupacional, com o uso da realidade virtual, realizada com um paciente em contexto de hospitalização prolongada que estava em Cuidados Paliativos, no ano de 2023, na enfermaria de oncologia clínica de um hospital escola do estado de São Paulo. Relato contemplando a prática da Terapia Ocupacional Hospitalar diante da expressão do sonho de um paciente - ir para praia. Durante o atendimento, enquanto pintava uma paisagem, o paciente lamentou não ter conseguido ir à praia quando era mais jovem. Foi proposta a possibilidade de ir à praia, durante a hospitalização, através do uso de óculos de realidade virtual com celular acoplado e vídeos em 360º disponíveis na internet.

Discussão

Durante a adaptação ao uso do óculos de realidade virtual o paciente ficou confortável e sem queixas. Paciente permaneceu em decúbito dorsal com cabeceira elevada em 45º, de forma espontânea ficou de pernas cruzadas e braços cruzados atrás da cabeça, como se estivesse deitado na areia da praia. Descreveu com sorriso no rosto cada detalhe que observou em sua ida à praia, com direito a mergulho e observação do fundo do mar. Ao final do atendimento, relatou a quão boa foi a sensação de sentir-se fora do hospital e poder realizar o sonho de conhecer a praia.

Considerações finais

A integração da terapia ocupacional e da realidade virtual nos cuidados paliativos não apenas enriquece as intervenções, mas também abre novas possibilidades para o cuidado, promovendo um espaço de alívio, conforto e dignidade nos momentos mais desafiadores da vida. Essa experiência reforça a necessidade de inovação e adaptação nas práticas de saúde, sempre em busca do melhor processo de cuidado para o paciente.

Palavras Chave

Terapia Ocupacional; realidade virtual; Cuidados Paliativos

Área

Controle de sintomas e qualidade de vida

Instituições

HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO - São Paulo - Brasil

Autores

LARISSA BOMBARDA DIAS, MANOELA GIANINI LUIZ, FLÁVIA FERNANDA LUCHETTI RODRIGUES BARACIOLI