X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

ASSOCIAÇAO ENTRE A ASSISTENCIA MULTIPROFISSIONAL E O TEMPO DE SOBREVIDA DE PACIENTES ONCOLOGICOS EM CUIDADOS PALIATIVOS

Introdução

O Cuidado Paliativo (CP) como uma abordagem de cuidado integral a pacientes com doenças graves ameaçadoras de vida, como o câncer, demanda a atuação de uma equipe multiprofissional com as sintomatologias provenientes da morbidade. E combinando-se os tratamentos sistêmicos para controle da doença e o CP, este assume um caráter de transição.

Objetivo e Método

Avaliar a associação entre a realização da consulta multiprofissional e o tempo de sobrevida em pacientes oncológicos em Cuidados Paliativos de Transição (CPT). Métodos: Trata-se de um estudo transversal e comparativo com pacientes encaminhados ao ambulatório de CPT que passam pela consulta com paliativista e são encaminhados à equipe multiprofissional, em um Centro de Alta Complexidade em Oncologia no Estado do Rio Grande do Norte. Após a aprovação do comitê de ética CAAE 69712323.4.0000.5293. A amostra foi composta por 81 pacientes e caracterizada em dois grupos: (1) compareceram a consulta com a equipe multi (n=41) e (2) não passaram pela consulta (n=40). Informações sobre o tempo de sobrevivência foram coletadas no prontuário do paciente e a associação entre os dados foi avaliada por meio do teste de Wicoxon.

Resultados

Considerando-se a amostra completa, os principais sintomas a paliar eram dor (70,4%), constipação (33%) e insônia (28%). Observou-se que o tempo entre a consulta e óbito de pacientes que foram acompanhados pela equipe multi é significativamente maior (tempo médio de 90 dias) em comparação ao tempo entre a consulta e o óbito de pacientes que não foram acompanhados pela equipe (31 dias).

Conclusão/Considerações finais

Observa-se que nessa população, a atuação da equipe de CP propiciou acolhimento e intervenção às sintomatologias vivenciadas pelos pacientes e familiares, possibilitando maior sobrevida, a partir de um cuidado proporcional e integral. Faz-se necessário novos estudos acerca da atuação multiprofissional em Cuidados Paliativos a fim de se discutir as experiências de paliativismo e desenvolver novas estratégias.

Referências

(1) Manual de cuidados paliativos / Maria Perez Soares D’Alessandro (ed.) ... [et al.]. – 2. ed. São Paulo: Hospital Sírio-Libanês; Ministério da Saúde, 2023. (2) SILVA, T. S. S. et al. Desafios da equipe multiprofissional em cuidados paliativos no Brasil: revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 11, n. 6, p. e18511628904-e18511628904, 2022.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Equipe Multiprofissional; Oncologia

Área

Modalidades de atendimento

Autores

BÁRBARA TEIXEIRA CAMPOS NEGREIROS, ALINE ALVES SOARES, LAURA PORTO MENDES, MENILLA MARIA ALVES MELO, ANDREZA MENDONÇA SILVA, SUELLEN KATHARINE ANDRADE FEITOSA