Dados do Trabalho
Título
CARACTERIZAÇAO DOS PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS ACOMPANHADOS EM UM AMBULATORIO DE PSICOLOGIA
Introdução
O câncer é uma doença que impacta a vida do sujeito e da sua família. E o cuidado paliativo (CP) desponta como uma abordagem para proporcionar qualidade de vida e alívio do sofrimento para pacientes e familiares. O CP pode ter um caráter de transição quando associado a tratamentos sistêmicos para controle da doença, e no qual a Psicologia tem papel fundamental junto à equipe para avaliar e intervir sobre aspectos psicossociais, emocionais e espirituais.
Objetivo e Método
Caracterizar os pacientes com câncer em cuidados paliativos atendidos em um ambulatório de Psicologia. Método: Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo e documental. A análise foi realizada a partir das fichas de triagem psicológica e prontuários de pacientes em CP de transição e com doença avançada, que iniciaram acompanhamento psicológico em um Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) no Estado do Rio Grande do Norte. As fichas foram analisadas e os dados foram registrados e catalogados no período de 1 ano (março de 2023 a março de 2024).
Resultados
Foram realizados 142 atendimentos, com a prevalência do seguinte perfil: gênero feminino (73%), faixa etária maior de 60 anos (58,5%) e usuários do SUS (96%), foi prestado suporte psicológico a 90 acompanhantes. Quanto ao tipo de câncer, houve a predominância de pacientes com câncer de mama (25,35%), trato gastro-intestinal (19,7%) e pulmão (17%). As principais demandas observadas foram a fragilidade emocional do paciente e familiar diante da doença, tratamento e possibilidade de finitude, dificuldade de enfrentamento às sequelas, luto e conflito familiar.
Conclusão/Considerações finais
O processo de adoecimento pode ser atravessado por sofrimento e o acompanhamento psicológico pode ajudar o paciente a lidar melhor com a situação, buscando melhor qualidade de vida. Novos estudos são essenciais para conhecer os serviços e melhorar a organização e qualidade da assistência psicológica, contribuindo para o processo de humanização e firmando a presença e necessidade do psicólogo como membro efetivo da equipe.
Referências
(1) CARVALHO, N. O. O.; VARGAS, T. B. T. Reflexões acerca da psicologia nos cuidados paliativos. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 10, p. 451-467, 2022. (2) SILVA, L. C. et al. Psicologia hospitalar e cuidados paliativos: reflexões teóricas orientadas para a prática. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 15, n. 10, p. e11016-e11016, 2022.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Oncologia; psicologia
Área
Populações
Autores
BÁRBARA TEIXEIRA CAMPOS NEGREIROS, LUANA BILRO PEREIRA ARAÚJO