Dados do Trabalho
Título
CUIDADOS PALIATIVOS E A SAUDE SUPLEMENTAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Apresentação do caso
O avanço tecnológico no campo da medicina possibilitou tanto a redução da morte quanto o prolongamento da vida de forma artificial. Inserido em um cenário onde o modelo curativista e biomédico impera, a construção das práticas de cuidado voltam-se para técnicas complexas e que envolvem saberes cada vez mais especializados, fragmentando a construção das ações e padronizando a assistência. No campo da saúde suplementar, somam-se aos desafios assistenciais os que envolvem investimento por parte das instituições no que diz respeito ao reconhecimento das equipes especializadas em cuidados paliativos como fundamentais na oferta dos cuidados ao doente e seus familiares.
Discussão
O estudo trata-se de um relato de experiência acerca dos desafios vivenciados por profissionais especializados em cuidados paliativos atuando em uma instituição de saúde suplementar de referência no estado do Ceará. O serviço conta com o suporte de uma psicóloga e um enfermeiro especialistas em cuidados paliativos, que atuam em conjunto com as equipes assistenciais das unidades de terapia intensiva e enfermarias, através da solicitção de parecer realizado pelo sistema. Em seguida é realizada uma conferência familiar com as principais referências de cuidado do paciente, em conjunto com o médico assistencial deste, para que seja traçado o plano avançado de cuidados de acordo com os seus valores e preferências. Nos casos em que os pacientes mantém a cognição preservada, é realizado um atendimento multiprofissional junto à este, a fim de incluí-lo de forma ativa no seu processo de tomada de decisão.
Considerações finais
Apesar do pouco investimento na estruturação da equipe completa em CP, os profissionais que possuem especialização reconhecida intervém em conjunto com os demais membros da equipe médica e multiprofissional, a fim de consoliderem uma cultura que prioriza práticas assistênciais que envolvam os valores de vida e resgate a biografia e singularidades de cada paciente e suas dinâmicas familiares. Mesmo frente à desafios institucionais, é possível delinear uma práxis de cuidado ética e comprometida com os usuários com o apoio de todos os profissionais envolvidos na construção de um cuidado centrado no e para o paciente, desenvolvendo junto à este uma assistência digna e que tem como base seus valores, sentido e significado de vida.
BRAGA, Fernanda de Carvalho; QUEIROZ, Elizabeth. Cuidados paliativos: o desafio das equipes de saúde. Psicologia Usp, [S.L.], v. 24, n. 3, p. 413-429, dez. 2013. FapUNIFESP (SciELO).
Palavras Chave
saúde suplementar; Cuidados Paliativos; Assistência
Área
Modalidades de atendimento
Autores
VANILLA OLIVEIRA ALENCAR, CARLA NATHALY BASÍLIO SOARES, ALEXSANDRO SANTOS PEREIRA, MARIA JULIANA VIEIRA LIMA