Dados do Trabalho
Título
USO DE REDE ASSISTENCIAL EXTRA HOSPITALAR COMO ESTRATEGIA NO PLANO DE CUIDADO DE CAES EM CUIDADOS PALIATIVOS: RELATO DE CASO
Apresentação do caso
Paciente canino, C., 18 anos, yorkshire, castrado, é atendido por equipe veterinária de cuidados paliativos em assistência domiciliar com hipótese diagnóstica de síndrome da disfunção cognitiva canina (SDCC), apresentando andar compulsivo, alteração de ciclo sono-vigília e ataxia. A família procurou atendimento graças à piora progressiva dos sinais clínicos, relatando o impacto da queda da funcionalidade do paciente na saúde física, emocional e social da família. Embora realizados ajustes na conduta, o paciente não apresentou controle efetivo dos sinais. Foi encaminhado para um hotel especializado no cuidado de cães idosos ou que apresentem doenças crônicas. Durante o período de estadia, o paciente apresentou melhora dos sinais após discussão com a equipe e ajuste medicamentoso.
Discussão
SDCC é uma condição neurodegenerativa e progressiva que acomete cães idosos, similar ao Alzheimer, na qual os animais apresentam queda de funcionalidade lenta e gradual, gerando aumento da dependência e demanda assistencial para atividades básicas e cuidados de saúde, levando ao cansaço do cuidador. Assim, é importante que exista uma rede assistencial para encaminhamento do paciente quando há demanda de controle de sintomas ou necessidade psicossocial familiar. O caso referido mostra como a presença de uma rede assistencial extra hospitalar pode proporcionar alívio da carga de cuidados para a família, associado a um acompanhamento técnico eficiente do paciente, que fica sob cuidado de uma equipe especializada, com formação em manejo de dor e terapia intensiva, evitando seu encaminhamento à internação, onde o paciente poderia ter piora do declínio cognitivo pela hospitalização.
Considerações finais
Embora não respaldada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a eutanásia é um procedimento ainda muito realizado em decorrência do cansaço do cuidador; por isso, é importante que, dentro do plano de cuidado, em especial na SDCC, existam recursos para manejar esta situação. A presença de um serviço de assistência extra hospitalar veterinário permite à equipe realizar um cuidado mais efetivo dos pacientes, sendo uma alternativa à eutanásia e à hospitalização.
Spitznagel MB, et al. Predicting caregiver burden in general veterinary clients: Contribution of companion animal
clinical signs and problem behaviors. Vet J. 2018;236:23-30
Taylor TL, et al. Guardians perceptions of caring for a dog with CCD. Vet Rec.2024;194(2)
CFMV. Guia Brasileiro de Boas Práticas em Eutanásia em Animais. Brasília, 2012 1v.
Palavras Chave
Cuidados paliativos veterinários; Cansaço do cuidador; Rede assistencial
Área
Modalidades de atendimento
Autores
AMANDA OLIVEIRA MORETO, BRUNA HELENA SANTOS FARIAS, GABRIELA GONÇALVES CALDAS, BRUNA BIANCHINI REAL