X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

TRANSIÇÃO DE CUIDADOS: ABORDAGEM PALIATIVA PRECOCE E LONGITUDINAL ENTRE HOSPITAL E ATENDIMENTO DOMICILIAR

Apresentação do caso

Paciente masculino, idoso, diagnosticado com neoplasia renal metastática em coluna lombar, seguido de retirada de tumor em coluna apresentou paraplegia, bexiga neurogênica e baixa mobilidade, sendo admitido em serviço de atendimento domiciliar. Após sequenciais atendimentos para adaptação de ABVD’s, entre consultas e procedimentos, após nove meses de acompanhamento recebeu alta do atendimento domiciliar, com seguimento ambulatorial oncológico e especializado em CP. A readmissão ocorreu em 10 meses após alta devido declínio do quadro, performance limitada, caquexia, múltiplas lesões por pressão, confusão mental e internações recorrentes. Diante de quadro infeccioso refratário a antibioticoterapia domiciliar, foi necessária nova internação o que possibilitou discussão de caso e articulação entre as equipes domiciliar e hospitalar de CP culminando em alta responsável para a continuidade do plano de cuidado no âmbito domiciliar até última internação em um hospital geral.

Discussão

A abordagem em cuidados paliativos (CP) requer planejamento e ações integradas aos recursos da rede de saúde, que estendidas à atuação familiar, é capaz de promover seu princípio fundamental: qualidade de vida. O atendimento domiciliar, através do detalhamento do quadro clínico, dos cuidados centrados na pessoa e da valorização das necessidades do paciente, viabiliza o papel do paciente na tomada de decisão compartilhada e na garantia desse princípio.

Considerações finais

Frente a indicação de CP desde o diagnóstico e durante o curso da doença, fica evidente a necessidade de articulação entre todos os níveis de atenção à saúde, a fim de garantir a continuidade da assistência e adequado manejo de sinais e sintomas, independentemente do local do cuidado.

Palavras Chave

transição de cuidados; Atendimento domiciliar; DESOSPITALIZAÇAO

Área

Modalidades de atendimento

Instituições

PROGRAMA MELHOR EM CASA - São Paulo - Brasil

Autores

INGRID HEISE ARAÚJO GASPAR, MARIANE DA SILVA RODRIGUES, PATRICIA AKIE KAMEDA, ALINE A XAVIER