Dados do Trabalho
Título
A PERCEPÇAO DOS RESIDENTES DE ENFERMAGEM SOBRE A DOR NA ATENÇAO PALIATIVA ONCOLOGICA
Introdução
Câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. Os Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma
equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio de identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas. A dor é um fenômeno complexo e de difícil mensuração, principalmente na população com câncer em tratamento paliativo. Portanto, a equipe de enfermagem é extremamente importante nesse processo.
Objetivo e Método
Compreender a percepção dos residentes de enfermagem sobre a dor na atenção paliativa oncológica, desvelar as dificuldades dos residentes de enfermagem no atendimento aos pacientes em cuidados paliativos com dor total; descrever como os residentes de enfermagem compreendem o seu papel no atendimento aos pacientes em cuidados paliativos oncológicos com dor total; construir um produto, e-portfólio que de suporte no atendimento aos pacientes em cuidados paliativos oncológicos com dor total, de acordo com a legislação específica, em prol da integridade da assistência a partir das falas dos participantes do estudo. Pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa na percepção fenomenológica de Merleau-Ponty. Os dados foram abordados segundo Amadeo Giorgi aplicando o método Fenomenológico de investigação. O campo de estudo foi o INCA, Unidade de Cuidados Paliativos, localizado no Município do Rio de Janeiro, responsável pela assistência de pacientes com câncer.
Resultados
A partir da análise das informações coletadas das entrevistas, foram desveladas quatro categorias a seguir: Percebendo o Significado e o Sentido da Vida ao Analisar a Dor Total; Buscando Caminhos/Estratégias na Abordagem da Dor Total; Ressignificando a Percepção Sobre a Dor Total no Outro e Transcendência do Ser no Mundo, visando contribuir para a melhoria do processo ensino aprendizagem dos residentes de enfermagem a partir da contribuição da fenomenologia, inovar através de tecnologias leves para o fortalecimento do SUS, desenvolver artigos com a finalidade de elucidar essa temática.
Conclusão/Considerações finais
Ao concluir esse estudo estaremos coadunando com a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde divulgada pelo Ministério da Saúde, ampliando saberes e contribuindo com a formação e conhecimento constante dos membros da equipe de enfermagem.
Referências
ALVES, P. L.; LADEIRA, S. C. G. A questão da deficiência física associada ao câncer: as repercussões
na família e a proteção do Estado. Revista Vértices, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 83–109, 2017. DOI: 10.19180/1809-2667.v19n32017p83-109.Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/7578. Acesso em: 6 jul. 2023.
CASTRO, M. C. F. et al. Dor total e teoria do conforto: implicações no cuidado ao paciente em cuidados paliativos oncológicos. Rev. Gaúcha Enferm., v. 42, p. e20200311, 3 dez. 2021.Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/TSsc3FTFp8Wf4zgJ37bKnPs/?lang=pt. Acesso em: 21 abr. 2023.
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER.Cuidados Paliativos. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt br/assuntos/cancer/tratamento/cuidados-paliativos. Acesso em: 21 abr. 2023.
MINSON, F. P. et al. Procedimentos intervencionistas para o manejo da dor no câncer. Einstein (São
Paulo), v. 10, n. 3, p. 292–295, set. 2012.
MUNDO sem Dor. A dor total em cuidados paliativos, 2021. [s,l.].Disponível em: https://mundosemdor.com.br/a-dor-total-em-cuidados-paliativos/. Acesso em: 2021.
NASCIMENTO, J. C. C. DO; DA SILVA CAMPOS, J.; DE PAULA VIEIRA, V.; RAMOS BARBOSA,
M. C. Percepção da enfermagem sobre avaliação da dor oncológica. Biológicas & Saúde, v. 10, n. 32, p.51-61, 23 fev. 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. National cancer control programmes: policies and managerial guidelines.World Health Organization, Geneva, 2002.Disponivel em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/42494. Acesso em: 07 jul. 2023.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Dor Intratável; Oncologia
Área
Outras áreas
Autores
ELISABETE CORREA VALLOIS, REGINA ALVES PEREIRA, ROSE MARY COSTA ROSA ANDRADE SILVA, ELIANE RAMOS PEREIRA