X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

A FORMAÇAO DO PROFISSIONAL DE SAUDE NA ABORDAGEM PALIATIVA EM HOSPITAL UNIVERSITARIO FEDERAL DE ALTA COMPLEXIDADE

Introdução

A abordagem paliativa exige capacitação ampla que inclua: formação técnica baseada em evidências, instrumentalização bioética, emocional e em habilidades de comunicação para interações profissionais/pessoa/família que respeitem valores, para alívio do sofrimento físico, psíquico, social e espiritual. Para tal, é fundamental a construção do cuidado de maneira interdisciplinar, entre os profissionais e alunos de graduação envolvidos na assistência.

Objetivo e Método

Relatar a experiência da equipe de Cuidado Paliativo Pediátrico na formação de residentes e alunos de especialidades médicas, farmácia, nutrição, psicologia, enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia e da equipe de profissionais da instituição para a abordagem paliativa no cuidado à saúde.

Descrição de propostas desenvolvidas para a capacitação de discentes na abordagem paliativa de pacientes com doenças complexas e/ou ameaçadoras da vida e de suas famílias, considerando também os impactos emocionais dessa vivência clínica na equipe de saúde.

Resultados

A formação de discentes de especialidades médicas e de outras áreas da saúde prevê a participação nos diversos cenários de atuação diária da equipe de cuidado paliativo pediátrico: atendimento de pacientes elegíveis, planejamento interdisciplinar do cuidado para pacientes em regime de internação ou ambulatorial a partir de discussões durante visita aos leitos ou reuniões formais entre as equipes ou entre equipe, paciente e familiares. Essa formação contempla aquisição de conhecimento técnico para manejo de sintomas, desenvolvimento de habilidades em comunicação, aprendizado sobre conceitos, princípios e processos bioéticos para tomada de decisão prudente e proporcional ao momento da curva de evolução de doença, construção de desospitalização e de cuidado em rede (RAS-SUS), além de acompanhamento de luto. Essas vivências proporcionam aos profissionais em formação e aos alunos de graduação, a compreensão da evolução dos diversos quadros clínicos, das expectativas de pacientes e famílias e das dificuldades e dilemas da equipe assistencial.

Conclusão/Considerações finais

A abordagem paliativa é dinâmica, abrangente e psiquicamente desafiadora. Exige a capacidade de lidar com situações emocionais e eticamente complexas. É fundamental uma boa formação técnica e acolhimento aos profissionais e alunos em formação. Encontros periódicos proporcionam espaço para aprendizado, reflexão e acolhimento.

Referências

Fonseca, A.; Geovanini, F. Cuidados Paliativos na Formação do Profissional da Área de Saúde. Rev. bras. educ. med. 37: 120-125; 2013.

Área

Outras áreas

Instituições

Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh - Minas Gerais - Brasil

Autores

LIVIA PEREIRA DE ASSIS MACHADO, TATIANA MATTOS DO AMARAL, FABIANA MARIA KAKEHASI, JOAQUIM ANTÔNIO CÉSAR MOTA, GIOVANNA CARMO GARIGLIO CARVALHO