X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DOS PACIENTES DE EXTUBAÇAO PALIATIVA EM UM HOSPITAL TERCIARIO COM EQUIPE DE CUIDADOS PALIATIVOS.

Introdução

A extubação paliativa é o procedimento de suspensão da ventilação mecânica invasiva em pacientes na fase final de vida no qual esse suporte avançado não está mais indicado, diante da irreversibilidade da doença. É fortemente recomendado a participação de equipe multidisciplinar, protocolo clínico institucional, e planejamento de cuidados garantindo a realização de forma ética e evitando maior sofrimento a equipe e familiares.

Objetivo e Método

Apresentar o perfil epidemiológico dos pacientes submetidos a extubação paliativa em um hospital terciário privado em Minas Gerais. Trata-se de uma análise descritiva de uma série de casos de extubação paliativa em indivíduos adultos internados em Unidade de Terapia Intensiva, entre julho de 2018 a janeiro de 2024. Foram coletadas informações do prontuário: sexo, idade, diagnostico principal, tempo entre a extubação e o desfecho hospitalar.

Resultados

Foram avaliados 33 pacientes com idade entre 39 e 91 anos (idade média de 73,2 anos), 51,2% do sexo masculino. Em relação aos diagnósticos, 15 pacientes (45,5%) possuíam neoplasias, (tumores sólidos e hematológicos), 8 paciente (24,3%) com doenças cerebrovasculares, 5 pacientes (15,2%) idosos frágeis com complicações infecciosas, 3 pacientes (9%) com doença renal terminal, e apenas 01 paciente (3%) com Esclerose Lateral Amiotrófica e 01 (3%) com cirrose hepática por esteatohepatite não alcoólica. O tempo observado entre a extubação paliativa e o desfecho final de óbito variou entre 1 minuto a 14 dias. Já outros 03 pacientes receberam alta para o domicilio após estabilização em enfermaria. Em todo os casos foi aplicado o protocolo institucional que inclui em suas etapas a avaliação da indicação técnica pela equipe de cuidados paliativos, discussão com equipe multidisciplinar envolvida na assistência e conferência familiar, além de otimização do controle de sintomas e prevenção de complicações.

Conclusão/Considerações finais

A extubação paliativa mostrou-se uma parte importante do plano de cuidados de pacientes com diferentes comorbidades acompanhados por equipe multiprofissional especializada em cuidados paliativos, que estavam em situação de prolongamento indevido da fase final de vida.

Referências

CASTILHO, R. K.; SILVA, V. C. S.; PINTO, C. DA S. Manual de Cuidados Paliativos da Academia Nacional de Cuidados Paliativos. 3° ed. [s.l: s.n.].
VIDAL, E. I. DE O. et al.. Position statement of the Brazilian Palliative Care Academy on withdrawing and withholding life-sustaining interventions in the context of palliative care. Critical Care Science, v. 36, p. e20240021en, 2024.

Palavras Chave

Extubação paliativa; Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida; Equipe Multiprofissional

Área

Controle de sintomas e qualidade de vida

Autores

SABRINA STEFANY SILVA SOUZA, PALOMA DUARTE MOTTA, JOAO PAULO RAMOS CAMPOS, HUGO MOURAO OLIVEIRA, CAMILA NAYARA LOPES VALVERDE, MARCELA DAYRELL CAMPOS PINTO