Dados do Trabalho
Título
CUIDADOS PALIATIVOS DOMICILIARES: CONSTRUÇAO DE UM PROGRAMA E RESULTADOS PRELIMINARES
Introdução
O Atlas Global de Cuidados Paliativos de 2020 indicou 56,8 milhões de pessoas elegíveis para atenção, com 25,7 milhões no último ano de vida. Pacientes em cuidados paliativos frequentemente enfrentam internações prolongadas. Equipes especializadas em atenção domiciliar são essenciais para maximizar os benefícios desse tratamento.
Objetivo e Método
Apresentar um programa de Cuidados Paliativos (CP) domiciliares e avaliar sua eficácia em termos de recursos, tempo de cuidado e resultados assistenciais.
Uma empresa brasileira de atenção domiciliar criou o Paliar Home (PH), programa voltado para pacientes oncológicos em CP, dividido em 4 níveis de complexidade (PH1 a PH4), com base em escalas de avaliação (PPS, PPI, ECOG) e expectativa de vida: PH1 (>180 dias), PH2 (90-180 dias), PH3 (31-89 dias) e PH4 (1-30 dias). A frequência dos atendimentos varia de mensal (PH1) a semanal (PH4), com assistência 24h e medicação endovenosa ou subcutânea no domicílio. Atendimento médico de urgência é garantido em todos os níveis. Foram analisados os resultados de janeiro de 2022 a agosto de 2024, incluindo taxa de internação, tempo de atendimento, mortalidade domiciliar, sintomas e satisfação.
Resultados
Durante o período, 308 pacientes (55% mulheres) foram atendidos, com média de idade de 65 anos (3-97 anos). O diagnóstico principal foi neoplasia de pulmão (14%), seguido por neoplasia de mama (13%). A dispneia foi o sintoma mais comum (32%), seguida de dor (23%). Foram registrados 95 eventos de hospitalização, 104 óbitos, sendo 68% hospitalares, onde 39% por demanda clínica e 29% por demanda social e 32% domiciliares. A pesquisa de satisfação revelou um Net Promoter Score (NPS) de 75%. O tempo médio de atendimento foi de 86 dias (PH1), 113 dias (PH2), 87 dias (PH3) e 27 dias (PH4). Todos os pacientes utilizaram recursos adequados a cada nível de complexidade.
Conclusão/Considerações finais
A construção e classificação do PH demonstram que um programa domiciliar especializado em cuidados paliativos, baseado em respaldo técnico, proporciona cuidado seguro e dignidade no fim de vida, com hospitalização minimizada e alta satisfação domiciliar.
Referências
ROLIM, J. R. et al. A importância da equipe multiprofissional no acompanhamento do paciente paliativo. Revista Coopex, v. 15, n. 3, p. 5696–5710, 2024. Disponível em: https://coopex.unifip.edu.br/index.php/coopex/article/view/979. Acesso em: 2 set. 2024.
Palavras Chave
Atenção Domiciliar; controle de sintomas; Gestão em Saúde
Área
Modalidades de atendimento
Instituições
Home Doctor - São Paulo - Brasil
Autores
NATHALIA CRISTINA CALDAS DE BRITO, HELOISA AMARAL GASPAR GONÇALVES, FLAVIA CANUTO SOBRAL, ANA CLAUDIA DE OLIVEIRA LEPORI, YASMIN OLIVEIRA DIAS