X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

VIVÊNCIA DA COMISSÃO DE CUIDADOS PALIATIVOS: DESAFIOS DO CUIDADO EM NEONATOLOGIA

Apresentação do caso

A INTEGRAÇÃO DE CUIDADOS PALIATIVOS EM NEONATOLOGIA É ESSENCIAL PARA OFERECER SUPORTE ÀS FAMÍLIAS DE RECÉM-NASCIDOS COM DOENÇAS AMEAÇADORAS DE VIDA. DESDE 2018, UMA COMISSÃO DE CUIDADOS PALIATIVOS TEM ATUADO EM UMA MATERNIDADE COM O OBJETIVO DE MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA E O CONFORTO DOS PACIENTES NEONATAIS E SUAS FAMÍLIAS. ESTE TRABALHO RELATA A EVOLUÇÃO, DESAFIOS E CONQUISTAS DESSA COMISSÃO AO LONGO DOS ANOS.
O OBJETIVO DESTE ESTUDO E REFLETIR CRITICAMENTE A EXPERIENCIA DA COMISSAO DE CUIDADOS PALIATIVOS, DESTACANDO AS PRATICAS IMPLEMENTADAS, OS DESAFIOS ENFRENTADOS E OS RESULTADOS ALCANÇADOS DESDE A SUA CRIAÇAO.
TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, NA MODALIDADE DE RELATO DE EXPERIÊNCIA, A PARTIR DA VIVÊNCIA DA COMISSÃO DE CUIDADOS PALIATIVOS, TENDO COMO REFERENCIAL TEÓRICO A SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS PROPOSTA POR HOLLIDAY (2006). FORAM UTILIZADOS DOCUMENTOS PARA COLETA E ANÁLISE DOS DADOS, TAIS COMO RELATÓRIOS DE ATIVIDADES, ATAS DE REUNIÕES E DOCUMENTOS QUE REGISTRAM FEEDBACKS DE FAMILIARES E DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO PERÍODO QUE ABRANGE DESDE 2018 ATÉ O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2024.

Discussão

PASSO 1: ESTABELECIMENTO DA COMISSÃO
PASSO 2: IMPLEMENTAÇÃO DAS PRÁTICAS
PASSO 3: RESULTADOS
FORAM SOLICITADOS 23 PARECERES PARA EQUIPE DE CUIDADOS PALIATIVOS DA NEONATOLOGIA: 1 PACIENTE RECEBEU ALTA; 6 FORAM TRANSFERIDAS E 12, EVOLUÍRAM PARA ÓBITO. OS PARECERES SÃO SOLICITADOS TARDIAMENTE E O VÍNCULO FAMILIAR COM A EQUIPE É NECESSÁRIO PARA QUE HAJA CONFIANÇA. O IDEAL É QUE A ABORDAGEM SEJA REALIZADA APÓS DIAGNÓSTICO DA DOENÇA, POIS OS CUIDADOS CURATIVOS E PALIATIVOS NÃO SÃO EXCLUDENTES E, SIM, COMPLEMENTARES.
PASSO 4: AS REFLEXÕES DE FUNDO
DESAFIOS ENFRENTADOS: COMUNICAÇÃO COM FAMÍLIAS, RECURSOS E FORMAÇÃO E RESISTÊNCIAS INTERNAS.
PASSO 5: OS PONTOS DE CHEGADA
MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA, SATISFAÇÃO DAS FAMÍLIAS, DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLOS, INTEGRAÇÃO E INOVAÇÕES EM CUIDADOS.

Considerações finais

A EXPERIÊNCIA DA COMISSÃO DE CUIDADOS PALIATIVOS NA MATERNIDADE DESDE 2018 TEM SIDO MARCADA POR UM PROGRESSO SIGNIFICATIVO NA INTEGRAÇÃO DOS CUIDADOS PALIATIVOS, ENFRENTANDO DESAFIOS COM INOVAÇÃO E RESILIÊNCIA. AS PRÁTICAS ESTABELECIDAS E AS LIÇÕES APRENDIDAS DEMONSTRAM A IMPORTÂNCIA DE UM SUPORTE CONTÍNUO E ESPECIALIZADO PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DE RECÉM-NASCIDOS E SUAS FAMÍLIAS. A COMISSÃO CONTINUA A EVOLUIR, ADAPTANDO-SE ÀS NECESSIDADES EMERGENTES E CONTRIBUINDO PARA UM MODELO DE CUIDADOS CENTRADO NO PACIENTE E NA FAMÍLIA COMO A RETOMADA DO GRUPO PÓS-OBITO.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Neonatologia; Relato de experiência

Área

Outras áreas

Instituições

MATERNIDADE-ESCOLA ASSIS CHATEAUBRIAND - Ceará - Brasil

Autores

MARIA DO SOCORRO LEONÁCIO, KATRIEN ANTONISSEN LIMA VERDE, MYRNA ARAÚJO CAVALCANTE, MARA CAROLINA RIBEIRO GOMES, ALEXSANDRA BRAGA FARIAS, EVELYNE NUNES ERVEDOSA BASTOS