Dados do Trabalho
Título
EXTUBAÇAO PALIATIVA EM PACIENTES PEDIATRICOS : RELATO DE EXPERIENCIA.
Apresentação do caso
Os Cuidados Paliativos Pediátricos (CPP) são cuidados ativos e globais ao paciente e sua família, diante de uma doença ameaçadora de vida com prevenção e alívio de sintomas, principalmente físicos e psíquicos. Se tratando de pacientes em que as possibilidades de reversão da doença são poucas, ou inexistentes, o manejo da dor e sintomas devem ser priorizados, além de atenção a questões psíquicas, sociais e espirituais, envolvendo a melhoria da qualidade de vida. Em situações em que a manutenção artificial da vida, como a ventilação mecânica, pode prolongar o processo de morte em pacientes sem chances de cura, gerando desconforto e sofrimento. Assim, uma das maneiras de reduzir esses danos é a extubação paliativa, indicada para aqueles em que a morte já é considerada inevitável.
Discussão
Este relato de experiência narra a participação de uma equipe multiprofissional no processo de decisão terapêutica e esclarecimento à família de uma criança em um hospital terciário no Ceará sobre seu prognóstico, diante da irreversibilidade do quadro clínico, prolongando a vida biológica do paciente, sem qualidade de vida. Solicitada a participação da equipe do CPP, foi realizado reuniões e conferências sobre possibilidade de extubação paliativa, prezando pelo bem-estar do paciente e promovendo acolhimento e apoio psicológico aos familiares. A família participou de todas as etapas do processo de decisão. A família optou pela extubação paliativa da criança visando a ortotanásia, a morte sem sofrimentos ou aplicação de procedimentos desnecessários. A extubação paliativa é considerada a melhor opção para familiares de pacientes, pois torna o fim da vida humanizado e reduz o sofrimento de forma geral. Relatos mostram que familiares de pacientes que morreram após esse procedimento apresentaram menos sintomas de depressão. Quando realizada de forma adequada, com o apoio de uma equipe multidisciplinar e em concordância com os familiares e desejos do paciente, a extubação paliativa é fundamental para garantir uma morte digna.
Considerações finais
A extubação em cuidados paliativos pediátricos é um processo que requer uma abordagem cuidadosa e sensível, com foco no conforto e na dignidade do paciente. Ao longo do trabalho foram realizadas reflexões sobre a complexidade e a importância do manejo adequado nessas situações, dados os aspectos técnicos e emocionais envolvidos.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos Pediátricos; Extubação paliativa; Trabalho Interprofissional da Equipe Multiprofissional
Área
Outras áreas
Instituições
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ - Ceará - Brasil, HOSPITAL INFANTIL ALBERT SABIN - Ceará - Brasil
Autores
LARISSA PARENTE DE OLIVEIRA, PAULA CANDICE ALVES DE ASSIS PEREIRA, FRANCISCA TICIANE RODRIGUES, LARISSA MAGALHÃES ALVES , JAMILLE DA SILVA LIMA LIMA, LARISSA DA SILVA ARRUDA