Dados do Trabalho
Título
PERFIL EPIDEMIOLOGICO DE ENFERMARIA DE CLINICA MEDICA COM PACIENTES SOB CUIDADOS PALIATIVOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE DE JANEIRO DE 2023 ATE JULHO DE 2024
Introdução
Introdução: Cuidados Paliativos são abordagem essencial para pacientes com doenças graves, progressivas e ameaçadoras a vida. Permitem melhorar a qualidade de vida, proporcionando alívio para sintomas físicos, emocionais, sociais e espirituais, oferecendo suporte integral ao paciente e sua família. Os primeiros serviços de cuidados paliativos no Brasil são da década de 1980, com crescimento exponencial a partir dos anos 2000. Em 2022 existiam sessenta serviços com esta atuação no Nordeste, sendo dois deles no Rio Grande do Norte, correspondendo a 0,8% da participação nacional dos leitos disponíveis em cuidados paliativos (ACADEMIA NACIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS, 2022).
Objetivo e Método
Objetivos: traçar o perfil epidemiológico dos pacientes em internação sob cuidados paliativos em uma enfermaria de clínica médica, sem leitos destinados exclusivamente para Cuidados Paliativos, no Estado do Rio Grande do Norte, abrangendo o período de janeiro de 2023 até julho de 2024. Método: Foi realizada uma análise transversal e retrospectiva dos dados de prontuários informatizados dos pacientes com indicação de cuidados paliativos registrada na prescrição médica no período de janeiro de 2023 até julho de 2024.
Resultados
Resultados: No período analisado, foram registradas 329 internações. Dentre essas internações, 20 pacientes (6%) apresentaram indicação de cuidados paliativos, com este plano de cuidados registrado em prontuário. Destes, 12 pacientes do sexo feminino (60%), enquanto a tendência mundial demonstra equivalência entre homens e mulheres (49%) com indicação de Cuidados Paliativos; 18 (90%) tinham 60 anos ou mais, com uma média de idade de 75 anos, em concordância com a tendência mundial, com 67% das pessoas que requerem abordagem de Cuidados Paliativos sendo maiores de 50 anos (CONNOR, 2020).
Conclusão/Considerações finais
Conclusão: A destinação de leitos específicos de Cuidados Paliativos no Brasil, apesar de ainda incipiente em muitas regiões, está em franca ascensão. Os achados deste estudo destacam a importância de favorecer a disseminação do conhecimento em Cuidados Paliativos aos serviços de saúde com ênfase no cuidado da população idosa e com doenças graves. Uma vez que se percebe a necessidade crescente desta abordagem nos mais diversos serviços de saúde, ainda que não disponham de leitos específicos nesta área.
Referências
Referência: 1. ACADEMIA NACIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS. Atlas de Cuidados Paliativos no Brasil 2022. São Paulo: ANCP, 2022; 2. Connor, Stephen. (2020). Global Atlas of Palliative Care 2nd Edition.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Epidemiologia
Área
Modalidades de atendimento
Autores
RENATA CUNHA AGUIAR MARANHÃO, NATALIA CARVALHO GUEDES, CAROLINNA SIMONETTI MEIRA PIRES BARBALHO, ANDRÉ LUIZ KUMMER HORA NASCIMENTO, PATRICK VANTTINNY VIEIRA OLIVEIRA, JULIANO SILVEIRA ARAUJO