X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO PROGNOSTICA DOS IDOSOS ELEGIVEIS PARA CUIDADOS PALIATIVOS, ATRAVES DA PALLIATIVE PERFOMANCE SCALE (PPS), NA EMERGENCIA DE UM HOSPITAL TERCIARIO EM RECIFE, PE.

Introdução

Introdução: Em 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu cuidados paliativos (CP) como: “abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento. Requer identificação precoce, avaliação e tratamento da dor, além de outros sintomas de natureza física, psicológica, social e espiritual”. Identificar pacientes que necessitam desse cuidado é muito relevante para o gerenciamento em saúde, possibilitando a otimização de recursos, rapidez e efetividade no atendimento. Entretanto, pouco se sabe sobre a magnitude e as características da população que necessita de CP em serviços de emergência.

Objetivo e Método

Objetivos: Realizar avaliação prognóstica através da PPS (Palliative Performance Scale); descrever o perfil clinico-epidemiológico e avaliar a presença de sintomas não controlados nos idosos elegíveis para cuidados paliativos internados na emergência de um hospital terciário em Recife, PE. Metodologia: estudo do tipo coorte prospectiva que selecionou os pacientes admitidos nas últimas 48h na emergência, em janeiro de 2024. A avaliação prognóstica foi realizada através do PPS; os sintomas foram avaliados pela Escala de Avaliação de Sintomas de Edmonton Modificada (ESAS) e o manejo álgico, através da escada da dor da OMS.

Resultados

Resultados: 80% dos pacientes apresentou um PPS inferior à 60% e, destes, 55,5%, apresentaram PPS igual ou inferior a 30%, inferindo prognóstico reservado e pior funcionalidade. Onze (61,1%) pacientes relataram dor, descrita como intensa em 54,5% destes, no entanto, apenas 27,3% tiveram manejo adequado segundo a OMS.

Conclusão/Considerações finais

Conclusão: faz-se necessários novos estudos nessa população e implementação de cursos e protocolos para melhor capacitação dos profissionais, a fim de promover uma melhor qualidade de vida aos pacientes e seus familiares.

Referências

RODRIGUES, Lucas Braz, et al. Pergunta surpresa e SPICT (Supportive and Palliative Care Indicators Tool): existe concordância entre os médicos?. Monografia para conclusão do curso de medicina em 2021, disponível em http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1093, acesso onlinne em 24/07/23.
TORQUATO, Ana Claudia Crispiniano Siqueira, et al. Perfil clínico-epidemiológico dos pacientes em cuidados paliativos atendidos em um serviço de urgência geral, Medicina Ribeirão Preto, 2022 disponível em https://www.revistas.usp.br/rmrp, acesso em 17/07/23.

Palavras Chave

PROGNÓSTICO; Cuidados Paliativos; PPS

Área

Populações

Instituições

Hospital Getúlio Vargas - Pernambuco - Brasil

Autores

CAMILA OLIVEIRA NEGRI, MATHEUS SOARES DE ARAUJO , THAIS PIRES DE SÁ NEVES, BRUNNA POLARI LEITÃO, MATHEUS VIEIRA FALCÃO