Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO PROGNOSTICA DOS IDOSOS ELEGIVEIS PARA CUIDADOS PALIATIVOS, ATRAVES DA PALLIATIVE PERFOMANCE SCALE (PPS), NA EMERGENCIA DE UM HOSPITAL TERCIARIO EM RECIFE, PE.
Introdução
Introdução: Em 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu cuidados paliativos (CP) como: “abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento. Requer identificação precoce, avaliação e tratamento da dor, além de outros sintomas de natureza física, psicológica, social e espiritual”. Identificar pacientes que necessitam desse cuidado é muito relevante para o gerenciamento em saúde, possibilitando a otimização de recursos, rapidez e efetividade no atendimento. Entretanto, pouco se sabe sobre a magnitude e as características da população que necessita de CP em serviços de emergência.
Objetivo e Método
Objetivos: Realizar avaliação prognóstica através da PPS (Palliative Performance Scale); descrever o perfil clinico-epidemiológico e avaliar a presença de sintomas não controlados nos idosos elegíveis para cuidados paliativos internados na emergência de um hospital terciário em Recife, PE. Metodologia: estudo do tipo coorte prospectiva que selecionou os pacientes admitidos nas últimas 48h na emergência, em janeiro de 2024. A avaliação prognóstica foi realizada através do PPS; os sintomas foram avaliados pela Escala de Avaliação de Sintomas de Edmonton Modificada (ESAS) e o manejo álgico, através da escada da dor da OMS.
Resultados
Resultados: 80% dos pacientes apresentou um PPS inferior à 60% e, destes, 55,5%, apresentaram PPS igual ou inferior a 30%, inferindo prognóstico reservado e pior funcionalidade. Onze (61,1%) pacientes relataram dor, descrita como intensa em 54,5% destes, no entanto, apenas 27,3% tiveram manejo adequado segundo a OMS.
Conclusão/Considerações finais
Conclusão: faz-se necessários novos estudos nessa população e implementação de cursos e protocolos para melhor capacitação dos profissionais, a fim de promover uma melhor qualidade de vida aos pacientes e seus familiares.
Referências
RODRIGUES, Lucas Braz, et al. Pergunta surpresa e SPICT (Supportive and Palliative Care Indicators Tool): existe concordância entre os médicos?. Monografia para conclusão do curso de medicina em 2021, disponível em http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1093, acesso onlinne em 24/07/23.
TORQUATO, Ana Claudia Crispiniano Siqueira, et al. Perfil clínico-epidemiológico dos pacientes em cuidados paliativos atendidos em um serviço de urgência geral, Medicina Ribeirão Preto, 2022 disponível em https://www.revistas.usp.br/rmrp, acesso em 17/07/23.
Palavras Chave
PROGNÓSTICO; Cuidados Paliativos; PPS
Área
Populações
Instituições
Hospital Getúlio Vargas - Pernambuco - Brasil
Autores
CAMILA OLIVEIRA NEGRI, MATHEUS SOARES DE ARAUJO , THAIS PIRES DE SÁ NEVES, BRUNNA POLARI LEITÃO, MATHEUS VIEIRA FALCÃO