Dados do Trabalho
Título
PROJETO PALIATIVO PARA TODOS: RELATO DE EXPERIENCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA E PROFISSIONAIS DA SAUDE
Apresentação do caso
Os Cuidados Paliativos (CP) ganharam destaque a partir do século XX com o aumento das doenças crônicas, marcando uma mudança do paradigma curativo para o foco no conforto dos pacientes. A Política Nacional de Cuidados Paliativos foi um marco importante na promoção desses cuidados, que ainda enfrentam desafios como a triagem inadequada e a crença equivocada de que são exclusivos para pacientes oncológicos. Diante disso, criou-se um projeto para explorar a experiência de estudantes de Medicina e profissionais de saúde em um programa voltado para CP no Hospital São Vicente de Paula, em João Pessoa - Paraíba. O projeto começou com uma capacitação teórica, seguida por atividades práticas e de pesquisa. As atividades incluíram o matriciamento de atenção primária com residentes de Medicina da Família e Comunidade e a aplicação de questionários e vídeos para avaliar o conhecimento dos pacientes oncológicos sobre sua doença e cuidados paliativos, além de acompanhar o atendimento nas enfermarias clínicas.
Discussão
Os extensionistas realizaram 29 entrevistas com pacientes com câncer, acompanharam 8 pacientes em cuidados paliativos na atenção especializada e participaram do matriciamento de 4 casos de CP na atenção primária. A experiência revelou um conhecimento limitado sobre CP tanto entre pacientes quanto residentes, mas evidenciou uma melhoria significativa na compreensão após explicações e reuniões. Para os extensionistas, o projeto promoveu ganhos técnicos e subjetivos, como aprimoramento na comunicação e na percepção da importância dos cuidados paliativos. Além disso, apresentou na prática o conhecimento técnico para realização dos cuidados paliativos da maneira correta.
Considerações finais
O projeto demonstrou a viabilidade de construir conhecimento e melhorar o manejo dos pacientes, destacando a importância dos CP na redução de intervenções invasivas desnecessárias e no aumento do alívio do sofrimento e do conforto. Em suma, o projeto conseguiu estimular a discussão sobre CP e promover um manejo mais seguro e responsável dos pacientes, envolvendo graduação e as atenções primária e especializada.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Graduação Médica; Atenção Primária à Saúde
Área
Modalidades de atendimento
Instituições
Faculdade de Medicina Nova Esperança - Paraíba - Brasil, Universidade Federal de Pernambuco - Pernambuco - Brasil
Autores
MATHEUS SOARES DE ARAUJO, CLAUDIO EMMANUEL GONÇALVES DA SILVA FILHO, KARINA DE MEDEIROS AMORIM, FRANCIMAR ALVES DE OLIVEIRA NETO, MARIA BEATRIZ RIBEIRO DE SOUZA