Dados do Trabalho
Título
Importância da Comissão de Cuidados Paliativos Pediátricos em serviço de assistência em saúde na iniciativa privada.
Introdução
Os cuidados paliativos em pediatria visam proporcionar bem-estar, tanto ao paciente quanto à família, ao longo da evolução da doença de base, reduzindo o sofrimento físico, emocional e espiritual. Tendo em vista sua importância, os hospitais pediátricos estão, cada vez mais, oferecendo serviços direcionados a este fim, visando o cuidado dos pacientes com doenças crônicas, limitantes e com alto risco de morbimortalidade.
Objetivo e Método
Este resumo procura descrever experiência de implantação de comissão de cuidados paliativos pediátricos em instituição de saúde da iniciativa privada. Há 4 anos, foi criado serviço multiprofissional de cuidados paliativos pediátricos, atuando como parecerista no intuito de auxiliar a equipe assistente a otimizar e qualificar os cuidados dos pacientes. A equipe é composta por 3 médicos (carga horária 10 horas/semana), psicóloga (15 horas/semana) e assistente social (20h/semana). A carga horária permite tempo adequado para atendimento. O hospital tem público diverso, em acompanhamento por diferentes especialidades pediátricas, e a equipe atua em pacientes da faixa etária de 0 a 14 anos incompletos. A solicitação de parecer é realizada através de prontuário eletrônico, com tempo de resposta em até 24 horas. É possível atuar nos diferentes ambientes de atendimento, como sala de espera, sala de parto, enfermarias, emergências e unidades intensivas – neonatal, cardiológica e pediátrica geral – além da unidade oncológica pediátrica.
Resultados
Os resultados mostraram melhoria na qualidade dos serviços, possibilitando o reconhecimento da necessidade, por parte da equipe de assistência, de intervenção especializada, bem como a capacitação das famílias para entender e aprender medidas de cuidados com o paciente, facilitando a participação durante o processo de progressão até a finitude. Estabelecido o vínculo com equipe e cuidadores, foi proposto plano de cuidados terapêuticos individuais, com proposito de permitir reabilitação, bem como adaptação, e possibilitar/acelerar o processo de desospitalização.
Conclusão/Considerações finais
o estabelecimento de comitê especializado em cuidados paliativos pediátricos permite que as unidades assistenciais em instituições privadas melhorem o cuidado evolutivo e de fim de vida, modificando ambientes para melhor acolher esses momentos, tão delicados e complexos. Faz-se portanto essencial a existência de equipe capacitada, para atuar criando fluxos e protocolos adequados de atendimento, que possam abranger a dor total.
Referências
Academia Nacional de Cuidados Paliativos. Panorama dos Cuidados Paliativos no Brasil. São Paulo: ANCP. 2018. Disponível em
Palavras Chave
cuidado paliativo hospitalar; Cuidados Paliativos Pediátricos; Implantação de serviço
Área
Modalidades de atendimento
Autores
BRUNA CUNHA DE ALCANTARA MATOS, MANUELA VASCONCELOS DE CASTRO SALES, ANNA KELLY KRISLANE DE VASCONCELOS PEDROSA, ADRIANA SIMÕES PANTA LEÃO DIAS, JÚLIA GOMES DE SOUSA CORREIA, RAISSA MARQUES CAVALCANTE